Quem pensa que a polêmica com o “bug do coach” no CS:GO terminou está enganado. A novela poderá ganhar novos capítulos. A Comissão de Integridade no Esports (ESIC na sigla em inglês) promoverá uma nova onda de sanções para os treinadores que abusaram do bug.
Em entrevista ao podcast In The Crosshair do canal INSITE no YouTube, Ian Smith, comissário da ESIC, confirmou que novas punições vão chegar ao competitivo. Ele ainda disse que os resultados de mais uma investigação serão divulgados em breve.
Segundo Smith, existem treinadores que ainda não sofreram punições, mas que em um futuro próximo receberão as sanções da entidade. Além disso, o comissário explicou os motivos para as punições serem aplicadas. Isso acontece porque para ESIC existem quatro diferentes casos. A punição será feita pelo que a empresa chama de trapaça, sendo a movimentação intencional durante o bug para obter informações e vantagens durante a partida.
Apesar de confirmar as punições aos treinadores, esses terão o direito de recorrer da decisão. No entanto, Smith acredita que a penalidade será mantida graças às evidências da ESIC para aplicar as sanções.
O “bug do coach” foi um erro em jogos competitivos no qual o treinador ficava livre para andar pelo mapa, o que garantia uma vantagem desleal para quem se aproveitasse da situação. No Brasil, na primeira onda de punições, guerri, Apoka, dead, peu, prd, rikz, ellllll e Arnoz1k4 sofreram sanções.