Minutos depois da ESL divulgar o banimento de dead da MIBR por seis meses, a equipe se pronunciou e disse que o suspendeu enquanto investiga os fatos. Os brasileiros sofrem o risco de perder 950 pontos no ranking RMR devido à atitude de dead.
— MIBR (@mibr) August 31, 2020
“Na última hora fomos informados de denúncias contra nosso team manager Ricardo Sinigaglia, violando a integridade competitiva na ESL One: Road to Rio. Levamos qualquer alegação de impropriedade competitiva muito a sério e o Ricardo está suspenso enquanto investigamos os fatos. Forneceremos mais comentários de acordo com o resultado da nossa investigação”, disse a equipe em nota.
A ESL concluiu que dead utilizou o bug durante uma rodada durante o ESL One: Road to Rio norte-americano. No Twitter, o caster Jason O’Toole e o jogador ALEX, da Vitality, questionaram a punição devido o caso ter acontecido somente em uma rodada. Michal Slowinski, juiz de diversos torneios, respondeu.
“E se eu disser que tem, no mínimo, outros três clipes que a mesma situação aconteceu com ele e em todos ele pediu pause técnico reportando “coach bug, preso no spawn terrorista” e depois reconectou?”.
What if I told you there are at least 3 other clips where this has happened to him before this incident and in all of those three matches he called technical pause, reported “coach bug, stuck in T spawn” (example) and reconnected?
— Michal Slowinski (@michau9_) August 31, 2020