A temporada competitiva do CS:GO no ano de 2022 terminou. A equipe da FURIA passou por altos e baixos neste ano, mas culminou em um abraço da torcida na equipe, que dificilmente se apresenta no Brasil. O Mais Esports preparou uma retrospectiva da temporada da FURIA em 2022; relembre.
A temporada competitiva da FURIA
Para a FURIA, 2022 não foi bom em termos de resultados. O elenco brasileiro comandado por arT desempenhou de forma razoável nos servidores, mas os resultados ficaram aquém do esperado pela torcida.
Em toda a temporada, a FURIA ficou entre os primeiros, nos principais campeonatos, em três oportunidades. Na ESL Pro League Season 15, IEM Dallas 2022 e IEM Rio Major 2022, o quinteto ficou na 3ª-4ª colocação. Os melhores resultados foram em torneios tier 2 como a ESL Challenger #48 e BLAST Premier: American Showdown 2022, onde ficou em segundo.
Ano novo, time novo: o início da FURIA em 2022
Em relação a 2021, a FURIA efetuou uma alteração em seu elenco. Em novembro de 2021, VINI foi colocado no banco de reservas da equipe e saffee chegou para ocupar seu lugar no quinteto; jogador foi um dos destaques da paiN antes de se transferir para os Panteras.
A primeira grande competição do novo quinteto foi a IEM Katowice 2022, onde a FURIA não conseguiu desempenhar bem: os brasileiros ficaram na 9ª-12ª colocação. Esse, no entanto, não foi o primeiro torneio do ano. A FURIA começou 2022 com um 5º-8º na Pinnacle Winter Series e a segunda posição na ESL Challenger.
Na sequência, a FURIA jogou o RMR do PGL Major Antwerp 2022, onde fez uma boa campanha, terminando na primeira posição com a classificação ao Major na bagagem. Antes do próprio Major, o elenco brasileiro ainda disputou a BLAST Premier: Spring American Showdown 2022, ficando com o segundo lugar. No Major, a FURIA fez uma campanha razoável. A equipe conseguiu chegar aos playoffs, mas não passou do primeiro jogo do mata-mata.
Momentos difíceis
O ano de 2022 da FURIA foi de altos e baixos. Após cair nas quartas de final da IEM Dalas 2022, a equipe brasileira colecionou resultados abaixo do nível do elenco que tem e frustrou os torcedores.
Na Roobet Cup 2022, a FURIA venceu apenas uma partida na fase de grupos, sendo eliminada ainda na primeira fase após derrota para a 9z. Com isso a equipe ficou na 9ª-12ª posição. Os campeonatos que vieram na sequência não ajudaram na moral do elenco do Brasil.
As campanhas na ESL Challenger Valencia 2022 e IEM Cologne 2022 foram para esquecer. Na primeira, arT e companhia ficaram na última colocação, sem vitórias na fase de grupos. Na IEM Cologne, a FURIA também não conseguiu passar pela fase de grupos, apesar de vencer duas partidas contra Team Spirit e FURIA.
FURIA na IEM Rio Major 2022
Depois dos resultados decepcionantes, havia chegado a hora de disputar uma competição em casa. Além de ser em casa, era a competição mais importante do cenário: o Major.
O melhor desempenho da FURIA foi, justamente, na IEM Rio Major 2022, o primeiro Major do Brasil. Com o apoio da torcida, a equipe conquistou a classificação no Riocentro à Jeunesse Arena, palco dos playoffs. Mesmo sem guerri, o quinteto chegou longe no mundial, caindo para a Heroic na semifinal, após ter batido a poderosa NAVI.
No Major, a FURIA conseguiu conquistar o apoio de toda a torcida brasileira e foi com ela até o final de sua participação no torneio. Em entrevistas, os jogadores salientaram a festa nas arquibancadas e revelaram as motivações após verem os fãs cantando pela vitória dos brasileiros.