A IEM Cologne 2023 está próxima de começar. O sentimento é de esperança com as mudanças nas equipes brasileiras. No entanto, elas têm um desafio maior pela frente. A SK foi o único quinteto formado por brasileiros que venceu a competição.
A equipe liderada por FalleN, hoje na FURIA, conquistou a competição em 2016 e 2017. Detalhe para a edição de 2016, que foi o segundo Major do ano e o segundo campeonato chancelado pela Valve conquistada pelo Brasil.
Nas duas edições vencidas pelos brasileiros, o elenco foi quase o mesmo. Quatro jogadores estiveram nas duas conquistas: FalleN, coldzera, fer e TACO. Em 2016, fnx foi o quinto jogador do time; em 2017, felps assumiu o lugar bi-campeão mundial no CS:GO.
Outra dificuldade que as equipes brasileiras terão na IEM Cologne 2023 é o entrosamento. FURIA e Imperial fizeram mudanças importantes no elenco. Na FURIA, FalleN e chelo assumiram as vagas de saffee e drop; felps e HEN1 foram contratados para as vagas dos atuais jogadores da FURIA.
O nível competitivo aumentou desde 2016. Após sete anos, os jogadores se conhecem muito mais, o meta game mudou bastante e o estilo de jogo que dava certo na época, pouco é produtivo hoje em dia. Além disso, atualmente o cenário competitivo do CS:GO conta com jogadores e equipes mais consistentes e cientes do trabalho que têm que fazer.
Pode não ser fácil, mas os torcedores brasileiros têm esperança em uma boa campanha na competição. As mudanças nas escalações mudaram as perspectivas dos torcedores e os fizeram acreditar muito em uma vitória, talvez improvável, nos próximos tempos.
Jogos de estreia da IEM Cologne 2023
26 de julho
- 9h30: MOUZ x TheMongolZ
- 9h30: Into The Breach x NIP
- 10h45: Fnatic x Complexity
- 10h45: OG x 9INE
- 12h: Imperial x Monte
- 12h: Astralis x Liquid
- 13h15: FURIA x Grayhound
- 13h15: Apeks x BIG
A IEM Cologne 2023 será realizada entre os dias 26 de julho e 6 de agosto na cidade de Colônia, Alemanha. Ao todo, 24 equipes vão disputar uma fatia da premiação total de US$ 1 milhão. O campeão levará US$ 400 mil, além de uma vaga na IEM Katowice 2024.