×





×





×





×





×


Logo MaisEsports
Notícias
Campeonatos
Outros
Mais Esports

Após estreia na paiN, esA comenta papel na equipe e expectativas para Circuito Desafiante

League of Legends

esA, novo suporte da paiN Gaming, comenta chegada na equipe e papel na lineup (Foto: Reprodução/paiN Gaming)

Na última sexta-feira (7), a série entre paiN Gaming e INTZ na Fase de Grupos da Superliga 2018 foi marcada pela estreia do suporte Eidi “esA” Yanagimachi. O jogador deu seus primeiros passos na nova equipe em uma vitória dominante, que cravou a liderança absoluta no campeonato e garantiu que o time fosse invicto às semifinais.

Anunciado na última semana, esA representará a paiN Gaming em 2019 no Circuito Desafiante, campeonato enfrentado pelo jogador na busca pela vaga do Flamengo eSports no CBLoL. Em entrevista ao Mais e-Sports, o suporte garante que voltar à segunda divisão não é um passo para trás. “Representar a paiN, independente de ser no CBLOL ou no Circuito, é algo que só acrescenta na minha carreira”, diz.

“No ano passado, o pessoal tinha muito preconceito contra o Circuito“, comenta. “Querendo ou não, depois da estreia do Flamengo lá, todo mundo começou a ter olhos para o campeonato. Hoje, três campeões brasileiros estão no Circuito [paiN, Red Canids e Team One], e o nível está muito alto.”

Com organizações historicamente fortes no LoL e alguns dos maiores nomes do Brasil, o Desafiante torna-se um campeonato de nível equiparado ao CBLoL. “Eu não diria que está mais difícil, mas está muito acirrado“, diz esA ao ser questionado sobre a dificuldade da segunda divisão.

“Ter esses três times campeões brasileiros dá mais visibilidade para o Circuito e os times estão se reforçando muito. Teve essas duas contratações da paiN, a Team One vem com o Absolut, a Red com o Revolta e o Cabu. Os times estão se preparando mais, porque querem conquistar o objetivo de voltar ao CBLOL, que é onde todo jogador de LoL quer estar”, crava.

Em seu terceiro time na posição de suporte, o jogador estreia ao lado de Matsu, ADCarry da paiN desde 2017 — quando esA ainda era atirador. “O Matsukaze sempre foi muito bom mecanicamente, sempre tive muita dificuldade de enfrentá-lo na época de ADC contra ADC”, comenta. “Ele tem uma personalidade muito diferente do brTT. Eu tive uma ótima experiência trabalhando com o TT, ele foi com certeza uma das melhores pessoas com quem eu trabalhei, mas o Matsu é muito mais receptivo, gosta de aprender coisas novas. Ele é muito aberto a discussões e temos um relacionamento muito bom fora de jogo, além de nos entendermos muito bem dentro do jogo.”

De acordo com o profissional, seu papel na paiN Gaming tem a ver com a liderança assumida ao lado do novo caçador. “Minha entrada é principalmente para ajudar o Minerva nas decisões e nas chamadas, porque ele estava tomando toda a responsabilidade da equipe, o que estava sobrecarregando ele. Claro que ele estava fazendo um ótimo trabalho, mas essa minha entrada é para a gente conseguir dividir essa função e eu conseguir ajudá-lo nessa liderança. Acredito que seja mais um reforço do que mudar a dinâmica do time”, confessa.

esA comentou ainda a recepção da torcida da paiN. “Todo mundo me mandou boas energias, me desejaram muita boa sorte. Gostaria de agradecer, porque eles abriram os braços para me receber. O Nano estava fazendo uma ótima campanha na Superliga, mas mesmo assim eles entenderam a decisão da paiN, ele continua na equipe. Eu acho muito interessante eles apoiarem a equipe como um todo, e não só eu e o Nano.”

Por fim, o suporte comentou a campanha da equipe em 2018 e a possibilidade de um novo tropeço em 2019. “Poder tropeçar com certeza pode. Não dá pra saber porque só conseguimos saber jogando, mas, como organização, eu acho que eles não vão deixar isso acontecer novamente“, opina.

“Minha contratação e a do Minerva foi para que nós conseguíssemos segurar as pontas, sermos os dois pilares para chamar a responsabilidade dentro do jogo e, quando tiver algo dando errado, eu e ele conseguirmos resolver. Nós temos três outros jogadores muito bons, com mecânica muito alta, então acho que é só eu e o Minerva conseguirmos trabalhar essa liderança e conseguirmos guiar essa equipe no Circuitão“, finaliza.

Veja também: Fase de grupos chega ao fim e playoffs da SuperLiga 2018 são definidos

Evelyn Mackus

por Evelyn Mackus

Publicado em 10 de dezembro de 2018 • Editado há mais de 5 anos

Matérias Relacionadas
League of Legends
TbT do LoL: Peanut do Flamengo, estrelato das minors: o MSI do Brasil!
League of Legends

TbT do LoL: Peanut do Flamengo, estrelato das minors: o MSI do Brasil!

Quem aí lembra do MSI do Brasil? Logo menos vamos ver o MSI 2024, mas você sabia que o campeonato já aconteceu nas terras tupiniquins? Relembra essa história!

Há 10 horas
League of Legends
LPL 2024: TheShy só voltará a jogar em 2025
League of Legends

LPL 2024: TheShy só voltará a jogar em 2025

O top laner campeão mundial TheShy, conhecido por ser um dos maiores da LPL, revelou que só deverá voltar a jogar em 2025.

Há 11 horas
League of Legends
LPL 2024: Liga adotará formato “Sem Medo” nos picks e bans
League of Legends

LPL 2024: Liga adotará formato “Sem Medo” nos picks e bans

A LPL 2024 terá diversas mudanças em seu formato para o segundo split de 2024, sendo a principal delas o modo "Sem Medo" nos picks e bans.

Há 12 horas
League of Legends
MSI 2024: Jogue o Fantasy Game com novas modalidades
League of Legends

MSI 2024: Jogue o Fantasy Game com novas modalidades

O Fantasy Game da Stattrak para o MSI 2024 chegará com novidades: Daily Fantasy, uma versão mais rápida e que também dá premiações em dinheiro! 

Há 13 horas
League of Legends
MSI 2024: O campeonato internacional mais chinês de todos?
League of Legends

MSI 2024: O campeonato internacional mais chinês de todos?

O MSI é o campeonato internacional mais chinês de todos os tempos? Confira o retrospecto da região LPL na competição internacional!

Há 13 horas
League of Legends
CBLOL 2024: Frosty pode continuar na RED e Jojo ser negociado, diz jornalista
League of Legends

CBLOL 2024: Frosty pode continuar na RED e Jojo ser negociado, diz jornalista

Mais mudanças foram anunciadas ao redor do nome do Frosty, confira o que foi apurado pelo jornalista Luís Santana. Acessa!

Há 15 horas

















































Campeonatos Atuais