×





×





×





×





×


Logo MaisEsports
Notícias
Campeonatos
Outros
Mais Esports

Com o fim da primeira etapa do Major, é correto dizer que as mudanças foram certeiras

CS:GO

A primeira etapa da IEM Katowice – The Challengers Stage -, chegou com mudanças. A ESL, organizadora do primeiro Major de 2019, anunciou novidades para a fase inicial do torneio, como mais séries MD3, sistema de ranqueamento e elo. Após o fim da etapa, está claro que tais mudanças foram certeiras.

O ranqueamento foi perfeito. Cada equipe escolheu uma posição para os times adversários, mostrando quais são os melhores times e os piores para os jogadores, e sendo ele o definidor dos confrontos iniciais.

O melhor time foi a Fnatic, enquanto a última posição ficou com a ViCi Gaming. A primeira partida, inclusive, foi entre eles. Disputada na Inferno, os chinês da ViCi provaram que o nivelamento não entra no servidor e venceram por 16×9.

Porém, outra mudança encaixou perfeitamente com os rankings. O sistema de elo, que decidiu as partidas seguintes de todas as equipes. Baseado na posição do time no ranking e sendo ajustado com as performances das equipes, os elos resultaram em confrontos emocionantes e muito próximos, sendo a maioria das partidas definidas no detalhe.

A entrada de mais séries MD3 atendeu a um desejo antigo do público. Após as duas primeiras rodadas, todos embates foram disputadas em três mapas, o que levou as equipes a se provarem mais.

Enquanto nos Majors anteriores as equipes precisavam vencer somente três MD1 para avançar à etapa seguinte, em Katowice a cobrança foi maior, e o drama também. O caminho mais fácil para o The Legends Stage era vencer as duas primeiras rodadas – disputadas em MD1 -, e uma MD3. A NRG e a Renegades foram os times capazes de saírem invictos, tendo derrotadograndes organizações como a Ninjas in Pyjamas. Os suecos, no entanto, garantiram a classificação com um placar de 3-2 em séries.

GeT_RiGhT comemora round vencido pela equipe. Foto: ESL/ Adela Sznajder

Somente equipes que souberam mostrar adaptabilidade, novas estratégias e aproveitar dos erros dos adversários se mantiveram vivas no torneio. Organizações gloriosas, como a Fnatic – que ficou pela primeira vez fora do top 16 em um Major -, caíram cedo no torneio, sendo surpreendidas por equipes e jogadores talentosos.

A ESL, organizadora do evento, soube fazer florescer a visibilidade que a etapa merece. Por contar com times mais inexperientes, a primeira fase do torneio não atingia grandes números de telespectadores. Com esses acertos, o The Challengers Stage da IEM Katowice teve uma média maior que 600 mil pessoas, segundo Michal Blicharz, vice-presidente da ESL. Esse número é o dobro da média alcançado nos dois últimos Majors, o FACEIT Major London e a ELEAGUE Major Boston, ambos disputados em 2018.

O ano de 2019 começou bem para o CSGO, e muito se dá pela precisão das mudanças realizadas pela ESL. Ao ouvir o público e estudar bem o que poderia agregar ao maior torneio do jogo, a organizadora aumentou todo o patamar do campeonato e lhe deu a dimensão merecida.

Victor Hugo Porto

por Victor Hugo Porto

Publicado em 18 de fevereiro de 2019 • Editado há 5 anos

Matérias Relacionadas
CS:GO
Os 21 melhores documentários sobre esports – LoL, Dota 2, CS, VALORANT e outros
CS:GO

Os 21 melhores documentários sobre esports – LoL, Dota 2, CS, VALORANT e outros

O Mais Esports preparou uma lista com os 21 melhores documentários de esports para se assistir. Tem sobre LoL, Dota 2, VALORANT, CS e mais!

Há 4 meses
CS2
CS: KSCERATO é o 19° melhor jogador do mundo na lista HLTV 2023
CS2

CS: KSCERATO é o 19° melhor jogador do mundo na lista HLTV 2023

O jogador KSCERATO, da FURIA, foi eleito o 19° melhor jogador do mundo em 2023 pela HLTV; é a quarta aparição seguida dele na lista.

Há 4 meses
CS2
CS: FalleN terá casamento transmitido na Twitch; veja como assistir
CS2

CS: FalleN terá casamento transmitido na Twitch; veja como assistir

Veja como assistir ao casamento de FAlleN e Letícia diretamente na Twitch. O astro dos esports brasileiros transmitirá toda a cerimônia.

Há 4 meses
CS:GO
CS:GO: TACO não tinha salário na LG quando venceu 1º Major
CS:GO

CS:GO: TACO não tinha salário na LG quando venceu 1º Major

TACO disse que não recebia salário quando ganhou o primeiro título do Major com Luminosity; veja o que mais disse o jogador.

Há 6 meses
CS:GO
CS:GO: Valve colocou nome errado de TACO no troféu do Major
CS:GO

CS:GO: Valve colocou nome errado de TACO no troféu do Major

Duas vezes campeão do Major, TACO revelou que a desenvolvedora do Counter-Strike, a Valve, escreveu seu nome errado no troféu do Major

Há 6 meses
CS:GO
CS:GO: Com FalleN, analista elege os 5 melhores IGL da história
CS:GO

CS:GO: Com FalleN, analista elege os 5 melhores IGL da história

A admiração de FalleN vai além do cenário nacional. Para Pimp, o Verdadeiro foi o terceiro maior IGL da história do CS:GO.

Há 6 meses

















































Campeonatos Atuais