O primeiro FNCS Major do Fortnite chegou às Grandes Finais neste último fim de semana (4 e 5 de março), e o que era para ser apenas o final do torneio que definiria a primeira dupla brasileira classificada automaticamente para o Campeonato Global, acabou se tornando o epítome da polêmica e indefinição.
No domingo (05), diversos jogadores profissionais reclamaram que estavam com problemas para acessar o Fortnite e, portanto, não conseguiam entrar nas partidas finais do FNCS. Inicialmente, o problema comum entre eles era o provedor de internet.
não é apenas a VIVO flakes, oED usa vivo esta conseguindo ver live, abrir outros jogos, fazer qualquer coisa, menos o FORTNITE.
— Liquid Seeyun (@Seeyun5) March 5, 2023
eu consigo fazer qualquer coisa no pc, até o launcher da epic não carrega direito.. como caralhos o problema é a vivo?
— mojak (@mojakkkk) March 5, 2023
O que agravou a situação foram os relatos dos pro players de que outros jogos funcionavam normalmente em seus PCs, menos o Fortnite. Conforme eles não conseguiam entrar no Battle Royale, jogadores e espectadores passaram a pedir para a Epic Games remakes das partidas.
— C9 blackoutz (@blxckoutz) March 5, 2023
A Epic, entretanto, se limitou a anular o resultado apenas da 3ª partida do dia, justificando que apenas essa disputa teve uma “participação abaixo dos padrões de integridade e validade competitiva” da desenvolvedora.
Gostaríamos de esclarecer a confusão sobre as Grandes Finais do Major 1 da FNCS no Brasil.
Durante várias partidas, alguns jogadores não puderam entrar devido a problemas com provedores de internet na região. Entretanto, apenas a Partida 3 teve uma participação abaixo dos
(1/3)
— Fortnite Competitivo Brasil (@FNCompetitiveBR) March 7, 2023
Como solução, uma 7ª partida aconteceu, em vez de apenas 6. A mudança, entretanto, teve um impacto considerável na tabela.
Ainda que a própria Epic não tenha divulgado a pontuação final, os jogadores e fãs publicaram que Felipersa e Diguera estavam na liderança. Com o cancelamento da partida 3, Phzin e Kitoz assumiram a primeira colocação e, portanto, venceram esta edição do FNCS Major 1 e estão classificados para o Campeonato Global.
eu literalmente sempre jogo contra tudo e todos, nao faz sentido ser tao hard pra mim, perdi 2 partida por causa de bug, dei a volta por cima e vao la e cancelam a minha partida, juro que to tentando mto mto a mto tempo
— Liquid Persa (@Felipersa_) March 6, 2023
1st FNCS GRAND FINALS (31.000$) @kitozFN @gorilonfn
5x FNCS WINNER
BRASIL OWNERS pic.twitter.com/wjqdx7gynJ— Phzin (@Phzinfps1) March 6, 2023
Procurada pelo Mais Esports, a assessoria da Epic se limitou a dizer que todos os esclarecimentos estão sendo feitos pelo Twitter. Na rede social, a desenvolvedora não disse nada além da decisão de anular a 3ª partida de domingo e, até o momento da publicação desta matéria, ainda não havia divulgado a tabela final oficial do FNCS Major 1.
Vale ressaltar que em resposta ao coach Gorilon, o jogador Seeyun relatou que apenas duas duplas conseguiram jogar todas as partidas do fim de semana das Grandes Finais: Phzin e Kitoz, os vencedores, e Scarpa e Redlee, que ficaram em 2º lugar.
kitoz e ph, scarpa e redlee foram os unicos duos que puderam jogar 12/12 games
— Liquid Seeyun (@Seeyun5) March 6, 2023
- Veja também: Campeão mundial, Bugha anuncia entrada na Dignitas