O Fortnite, bem como o CS:GO, o Dota 2 e outros provedores de serviço de games e tecnologia, estão suspensos por tempo indeterminado na Indonésia. A informação foi divulgada pelo jornalista Daniel Ahmad no Twitter, que explicou que a decisão foi tomada pelo Ministério de Comunicação e Tecnologia da Informação do país.
Segundo reportagem publicada por Ahmad, a Indonésia exige o registro de todos os provedores tecnológicos em um sistema que visa proteger plataformas digitais e o espaço digital indonésio. Alguns nomes como Google, Youtube, VALORANT, PUBG Mobile e Roblox já estão cadastrados, enquanto Epic Games – responsável pelo Fortnite -, CS:GO, Dota 2, Amazon, PayPal, entre outros, ainda não constam como registrados.
Se as marcas mencionadas não realizarem o cadastro na plataforma do país, elas poderão enfrentar problemas como suspensão dos serviços – o que já está acontecendo – e multa, com valor não especificado pela reportagem.
Apesar de o sistema da Indonésia visar melhorar o mercado de games no país, Ahmad destacou que um dos problemas que pode estar evitando que as empresas se registrem é a necessidade de compartilhar dados dos usuários com o ministério do país.
As empresas mencionadas ainda não disseram se planejam realizar o cadastro ou não, e por enquanto os jogos estão suspensos sem previsão de retorno.
Veja também: Brasil derrota a Polônia e garante o título da Copa do Mundo de FIFA 22