Em resposta à guerra entre Rússia e Ucrânia, a Epic Games decidiu não autorizar mais a participação de jogadores russos em campeonatos oficiais de Fortnite que tenham prêmio em dinheiro, informou a desenvolvedora nesta quinta-feira (10).
Em postagem no site oficial, a Epic explicou que a mudança começará a valer já amanhã (11). Torneios em que a premiação não seja em dinheiros continuarão a aceitar os russos, porém caso algum jogador do país ainda não tenha resgatado algum prêmio monetário, ele terá até o próximo dia 22 para regularizar a situação – caso contrário, o valor ficará congelado por tempo indeterminado.
Organizações e jogadores de eSports reagem à guerra
A Epic não é a primeira empresa a tomar atitudes de restrição em relação à Rússia. Conforme já publicamos aqui no Mais, o PGL Major Antwerp pode ser prejudicado, tendo em vista que o ministro belga sugeriu a proibição da entrada de russos na Bélgica. A Riot optou por adiar os jogos do VCT EMEA devido aos conflitos, que também fizeram a Imperial, nova organização do Last Dance, a voltar do bootcamp da Polônia. O MIBR, que também estava no país, tomou a mesma decisão.
Várias organizações de esports mostraram solidariedade com o povo ucraniano, sendo uma delas a Team Liquid, que disponibilizou seus apartamentos na Holanda para jogadores de qualquer time que não conseguirem voltar para casa no momento.
A BLAST anunciou medidas restritivas a times com base russa, dessa forma, eles não poderão participar dos campeonatos da organizadora.
Veja também: CS:GO: Jogador da MAD Lions, somedieyoung pode ter que lutar na guerra da Ucrânia