O sul-coreano e hexacampeão de games de luta no EVO, Infiltration, se envolveu em mais uma controvérsia dentro da comunidade. Por conta de uma série de declarações em sua stream pessoal, o jogador foi banido das maiores competições globais do cenário incluindo Combo Breaker, EVO e, na última sexta-feira (3), da própria Capcom.
Por conta de “múltiplas violações do código de conduta”, Infiltration foi banido da participação de qualquer evento organizado pela Capcom ou que esteja licenciado pela empresa, como é o caso do circuito da Capcom Pro Tour e a Street Fighter League. Confira o anúncio da punição na íntegra logo abaixo.
— Capcom Fighters (@CapcomFighters) June 3, 2022
A ação foi tomada depois que, em sua stream pessoal, o jogador citou a “n-word” e lançou a palavra “nigga” para uma pessoa, justificando que poderia fazer isso porque “ele era seu amigo”. Todo o caso gerou uma intensa discussão na comunidade.
Veja o momento em questão no clipe logo abaixo.
I would just like to point out something thats humorous here.
He mentions saying the N-word and the F-word. . . BUT ONLY SAYS NIGGA.
I could be reaching, I could be tired but that shit definitely irks me. https://t.co/5KuKI3dv8Q pic.twitter.com/zebk3WCa1I
— Teiga @#WhensBattleNetwork (@NY_Teiga) May 20, 2022
A punição da Capcom foi a última de uma sequência de restrições que Infiltration recebeu desde que o seu clipe viralizou no dia 20 de maio.
No mesmo dia, as organizações do Combo Breaker, um dos maiores torneios nos Estados Unidos, e do EVO, o maior do planeta, avisaram o jogador que ele estava banido de participar nos eventos e que receberia o dinheiro das inscrições de volta.
1. Banned from CB & EVO
2. Twitch blocked my account without msg or email
3. Ian walker sent me an email to do interview about CB & EVO(and this guy posted about my case in 2018 things in Kotaku then blocked me on Twitter).Everything happened in a day. pic.twitter.com/kDIYG3rbba
— INFILTRATION (@INFILTRATION85) May 20, 2022
Essa não é a primeira polêmica envolvendo o jogador sul-coreano. Em 2018, Infiltration se afastou dos campeonatos profissionais depois que denúncias de violência doméstica com a sua ex-esposa aparecerem pela comunidade. Na ocasião, ele foi julgado culpado pela justiça coreana, sendo obrigado a pagar uma multa.
Com toda a situação, o jogador deixou a participação da Capcom Cup 2018 e ficou em hiato na comunidade, voltando apenas para jogar a EVO 2019 de Samurai Shodown.
Anos depois, em 2021, ele também organizou um campeonato de Street Fighter V juntamente com a comunidade coreana de games de luta. Nesse evento, ele chamou os jogadores de “babacas” após suspeitas de contas de iniciantes com jogadores acima do nível.
Em outro momento, usuários mostraram screenshots dele pedindo para que jogadores de alto nível de seu Discord parassem de subir a sua conta para enfrentarem adversários de nível menor.
Infiltration venceu seis vezes o EVO em diversas ocasiões e games: Street Fighter IV (EVO 2012), Street Fighter X Tekken (2012 e 2013), Street Fighter V (EVO 2015 e EVO Japão 2018) e Samurai Shodown (2019).