Nascido em 21 de outubro de 2009, o jovem chileno Derek Blaz acaba de ser vice-campeão da Copa do Mundo de Street Fighter 6. Representando a organização brasileira 2Game, o jovem prodígio ficou a uma partida de derrotar o atual campeão da modalidade, Xiaohai, que hoje tem 36 anos.
Blaz é Brasil e Chile no topo dos jogos de luta
Apesar de jovem, esta é a segunda final de Blaz, tendo alcançado a grande decisão da última Capcom Cup — porém, daquela vez, o chileno terminou em 2º lugar. Os playoffs do Street Fighter 6 foram decididos da seguinte maneira: quem ganhava cinco partidas primeiro era o campeão. Se ganha uma partida na modalidade quando se vencem dois rounds.

A lenda chinesa Xiaohai não deu trabalho fácil e conseguiu vencer 4 partidas da Grande Final da EWC com seu Bison. Porém, utilizando seu lendário Ryu, Blaz conseguiu alcançar as cinco vitórias.
Blaz venceu a primeira partida com um 2×0 sem muitas emoções. Na segunda partida, o jovem chileno conseguiu uma virada no primeiro round e, no segundo round, foi a mesma coisa: uma virada e a segunda partida conquistada, como um jovem sorrindo tranquilo.
VAMOOOOOO!
Esse overhead ai. #EWC2025 | STREET FIGHTER 6 pic.twitter.com/5mfR2kWKgQ
— 2GAME FGC (@2GAMEFGC) August 23, 2025
O confronto Ryu e Bison se manteve, e o primeiro round do terceiro confronto ficou para Xiaohai, que aproveitou as boas oportunidades. Apesar disso, Blaz se recupera, vence o segundo round e vira o terceiro — conseguindo um 3×0 massivo!
Estando nas cordas, Xiaohai decide trocar o personagem: Mai Shiranui é a opção do chinês, lutadora com a qual ele fez história nesta EWC. A mudança foi efetiva: Xiaohai conquista a quarta partida e fica 3×1, com um uso brilhante dos Drive Impacts da Mai.
A quinta partida segue com vitória no primeiro round para Xiaohai, mas sob toda a tensão possível, Blaz empatou no segundo round. Contudo, com um Perfect, o atual campeão ganha mais uma partida: 3×2, ainda para o chileno.
Aproveitando o momento difícil, Blaz troca de personagem também, e agora é o Ken representando o Brasil. Mesmo assim, Xiaohai venceu o primeiro round da sexta partida jogando muito bem. Só que o jovem volta para o jogo e domina o segundo round, porém, infelizmente, é punido em um erro de execução e vamos para o 3×3 na série.

Na sétima partida, Blaz abre o primeiro round com dominância, como quem está crescendo na série. Com uma virada SURREAL, Xiaohai consegue tomar o segundo round, mas Blaz não desiste — um chileno bem brasileiro. O jogador domina o terceiro round e conquista a 4ª vitória, ficando a apenas uma partida do título.
A Mai domina o primeiro round e o segundo é dominado pelo Ken. Estamos no match point para o título, mas Xiaohai contesta muito bem e torna a partida emocionante, como deve ser numa final. O chinês conquista o 4×4 e vamos para a partida decisiva.
Tudo parecia acabado com o primeiro round sendo vencido por Xiaohai e o burnout do Ken no segundo round, mas, de maneira mágica, o chileno consegue o empate. Contudo, Xiaohai garante o título pelo segundo ano competitivo, provando ser uma lenda.
Assim se encerra a maior disputa do ano. @DerekBlaz11 lutou contra os melhores do mundo, brilhou no palco da EWC e mostrou porque é um dos nomes mais fortes da FGC. #EWC2025 | STREET FIGHTER 6 pic.twitter.com/E7m89gN2oX
— 2GAME FGC (@2GAMEFGC) August 23, 2025
Lift that trophy high champion! You earned it!
— EWC Extra (@EWC_Extra) August 23, 2025
Para além da história, uma premiação gigante
Apesar de não ter conquistado o título, Blaz conseguiu uma premiação de 130 mil dólares, o que significa R$ 704.886! Fora todos os prêmios, o jovem chileno e a 2Game alcançam o top-2 do mundo em uma modalidade de esport. A união Chile e Brasil pode ser o futuro no Street Fighter!






