Horizon Cup: “Eu juro que não somos uma das piores regiões”, desabafa CarliTo

Wild Rift
De:Vitor Ventura-
November 17, 2021

A brasileira TSM acabou eliminada da Horizon Cup nesta quarta-feira (17), após derrota por 2×0 para a SBTC Esports, do Sudeste Asiático. O confronto valia o tudo ou nada para ambas as equipes, porém significou o adeus do Brasil à primeira competição internacional de Wild Rift.

Carlito TSM Horizon Cup Dia 5
CarliTo se emocionou após eliminação da TSM para a SBTC Esports (Foto: Riot Games)

O suporte da TSM, Carlito, conversou com o Mais Esports e, muito emocionado, fez uma declaração voltada para o público brasileiro.

Continue após a publicidade

Eu sei que é clichê, mas eu sou fã de LoL desde 2013 e eu acompanho o Brasil desde então, nós merecíamos essa classificação, pelo histórico, pelo tanto que lutamos… Pelo que lutamos como time, como brasileiros e tudo o que já passamos na região. Eu juro que não somos uma das piores regiões, eu juro por Deus.

Carlito voltou a repetir a última frase quando questionado sobre a maior lição aprendida durante a Horizon Cup: “Não somos das equipes mais fracas. O que fizemos aqui fora, tanto em treino como nas séries que jogamos, mostramos a força da nossa região.”

“Claro que teria sido melhor ter se classificado, mas como não ocorreu, se eu puder deixar uma mensagem, é que nós podemos, nós conseguimos. Essa é a mensagem que eu queria deixar de herança para o próximo time que vier, caso não seja o meu. Não somos a pior região, tão pouco uma das piores, muito pelo contrário”, completa.

A série contra a SBTC e eliminação da Horizon Cup

A TSM veio com uma proposta bastante diferente para a série decisiva contra os vietnamitas. Tal atitude, de acordo com Carlito, pode ter sido a causa da derrota: “Viemos bem diferentes do que como foi contra a KT e talvez, se tivéssemos vindo da mesma forma, teria sido melhor.”

“Hoje viemos dando mais atenção para as rotas laterais, com bastante clear wave no mid e um jogo com menos lutas”, explica o suporte.

O jogador frisa, porém, a melhora que a equipe do Sudeste Asiático demonstrou depois de um começo complicado na competição. Carlito elogia a evolução do time adversário e reitera que “a TSM não foi a mesma contra a KT.”

Disputa da Horizon Cup e o futuro

Carlito, antes conhecido como Carioca no cenário de League of Legends, comemorou a “realização de um sonho” ao disputar um campeonato internacional e poder representar o Brasil. Antes, quando atuava como treinador no LoL competitivo, ele jamais teve tal oportunidade.

TSM Horizon Cup Dia 5
TSM foi a melhor equipe do Ocidente na Horizon Cup (Foto: Riot Games)

Estou há muito tempo lutando no competitivo, nos Esports, e representar o Brasil sempre foi um sonho, principalmente representar bem. Era um sonho enorme e estar realizando isso agora, por uma organização que sempre amei e torci, e jogando ainda… Se fosse colocar em uma frase, a Horizon Cup foi a realização de um sonho. Não sei definir em palavras o quanto esse último mês foi gratificante, parece que tudo valeu a pena.

Com o fim da jornada dos brasileiros em Singapura, a TSM agora se prepara para voltar, descansar e pensar nos próximos campeonatos. Carlito, por exemplo, afirma que voltará com nova mentalidade ao Brasil.

Eu quero ensinar. Aprendemos muito aqui fora, não acho que devemos cometer os mesmos erros do cenário de LoL no PC, onde temos uma região dividida, que não se unifica. É dever meu voltar ao Brasil, mostrar meu melhor jogo, tudo o que aprendi e levar isso para os jogos, melhorando nossa região como um todo.

Playoffs definidos

Com o fim da Fase de Grupos, a Horizon Cup dá uma pausa de um dia e volta na próxima sexta-feira (19) com a disputa dos playoffs. DKG e ThunderTalk já estão nas semifinais de forma direta, por terem sido os líderes de seus grupos. Portanto, em dois dias, a Team Secret pega a SBTC Esports, enquanto que a KT Rolster enfrenta a Sengoku Gaming, do Japão.

Você confere a cobertura completa da Horizon Cup aqui no Mais Esports.

Veja também: Wunder deixará a G2 e se juntará a Fnatic, afirma site

24 horas de Esports em apenas 10 minutos. Assine o Recall, a Newsletter diária do Mais Esports!