Cerca de cinco meses após a Riot Games anunciar o fim do desenvolvimento de Hytale, o criador do projeto original, Simon Collins-Laflamme, revelou que readquiriu os direitos do jogo e irá retomá-lo por conta própria.
A informação foi confirmada pela Riot e pelo próprio Simon, fundador da Hypixel, nas redes sociais e em um longo post no blog oficial do jogo.
O acordo marca uma virada surpreendente para o RPG sandbox, que havia sido cancelado em junho de 2025 após sete anos de desenvolvimento conturbado e o fechamento da Hypixel Studios. Agora, Simon e sua equipe estão novamente no controle da produção, com financiamento pessoal garantido para a próxima década.
Jogo voltará com acesso antecipado e proposta “imperfeita, mas jogável”
Segundo Simon, o jogo será relançado por meio de um acesso antecipado no Windows, com versões para Linux e Mac sendo “tentadas”, e consoles ficando para muito mais tarde.
O foco inicial será em três pilares: modo exploração, modo criativo e modding. Os modos mais aguardados, como minigames e modo aventura, ficarão para atualizações futuras.
Simon também destacou que o jogo não estará polido no lançamento. Ele será disponibilizado mesmo com falhas, bugs e sistemas ainda em estágio inicial. A expectativa é que o acesso antecipado dure pelo menos alguns anos e que a evolução do game aconteça em conjunto com a comunidade.
Engine antiga será usada para agilizar desenvolvimento
Entre os motivos que permitiram o retorno rápido do projeto está a decisão de abandonar a engine multiplataforma (C++) que estava em construção pela Riot e voltar para a engine original (C#/Java), a mesma utilizada nos trailers e nas primeiras versões do jogo. Essa escolha permitirá que o jogo esteja funcional desde o início do acesso antecipado.
Equipe reconstruída e foco total em comunidade
Desde a aquisição, mais de 30 ex-desenvolvedores que trabalharam em Hytale anteriormente já foram recontratados. A nova equipe trabalhará de forma independente e com liberdade criativa, e a meta é manter o estúdio pequeno para garantir agilidade e eficiência.
O apoio à comunidade será uma prioridade. Haverá ferramentas robustas de modding desde o primeiro dia, suporte a servidores customizados, acesso a códigos e recursos para criação de aventuras personalizadas. Um blog post dedicado a essa parte será publicado nos próximos dias.
Visão de longo prazo e compromisso de 10 anos
Simon e Philippe Touchette, cofundador da Hypixel, se comprometeram a financiar o projeto por uma década, sem a presença de investidores ou publishers. “Esse é o nosso projeto de paixão, algo que queremos construir com orgulho e ver durar”, afirmou Simon.
A equipe também reforçou que o desenvolvimento será totalmente transparente, com atualizações constantes, patch notes e comunicação direta com os jogadores por meio do Discord e outras redes sociais.
Hytale vive com ajuda da comunidade
O blog oficial termina com uma mensagem direta: o jogo está vivo, mas longe de estar pronto.
Não será fácil, nem rápido, nem perfeito. Mas será nosso. Construído juntos, um bug por vez, uma ideia por vez, um mod por vez
Os próximos passos incluem o anúncio da data de acesso antecipado, detalhes sobre preços e a publicação de novas imagens e vídeos do gameplay em estado atual.








