O Comitê Olímpico Internacional (COI) deu um passo histórico ao aprovar a criação dos Jogos Olímpicos de Esports. Em uma sessão realizada nesta terça-feira (23), a decisão foi unânime e marca o início de um novo capítulo para o COI, que busca se alinhar às tendências digitais e capturar a atenção das novas gerações.
O Comitê Olímpico Internacional (COI) aprovou hoje, a criação dos Jogos Olímpicos de Esports por unanimidade. O evento deve ser realizado a cada dois anos e começará em 2025.
No total serão 3 categorias: Esportes físicos em plataformas virtuais, simuladores de esports e os… pic.twitter.com/x78JxMZsZ4
— Quel (@quelvlr_) July 23, 2024
Revolução Digital no Esporte Olímpico
A partir de 2025, os Jogos Olímpicos de Esports serão realizados a cada dois anos, um formato inédito para o COI. O presidente do COI, Thomas Bach, destacou a importância desta iniciativa:
Esta é realmente uma nova era para o COI. Com a confirmação pela sessão do COI da criação dos Jogos Olímpicos de Esports, estamos acompanhando o ritmo da revolução digital. A comunidade de esports, representada na nossa Comissão de Esports, se envolveu com entusiasmo nesta iniciativa. Esta é mais uma prova da atratividade da marca olímpica e dos valores que ela representa entre os jovens.
Três Categorias de Competição
Os Jogos Olímpicos de Esports terão competições em três categorias principais:
- Esportes físicos em plataformas virtuais
- Simuladores de esportes
- Games de esports alinhados aos valores olímpicos
Parceria com a Arábia Saudita
Para a realização dos Jogos Olímpicos de Esports, o COI firmou uma parceria de 12 anos com o Comitê Olímpico da Arábia Saudita.
O país, que tem investido massivamente em esportes eletrônicos como parte de uma estratégia para diversificar sua economia e melhorar sua imagem internacional, será o anfitrião dos eventos. David Lappartient, presidente da Comissão de Esports do COI, comentou sobre a parceria:
Inicialmente, a parceria com a Arábia Saudita será de 12 anos, com o evento ocorrendo naquele país do Oriente Médio a cada dois anos. Essa periodicidade poderá ser discutida e alterada, já que há divergências entre os membros do Conselho Executivo.
Estrutura Organizacional e Desafios
O COI irá estabelecer uma estrutura organizacional específica para os Jogos Olímpicos de Esports, separada do modelo tradicional dos Jogos Olímpicos.
Isso inclui a criação de novos sistemas de classificação e parcerias com desenvolvedoras de games, já que os esportes eletrônicos são propriedades destas empresas.
Promoção da Igualdade de Gênero
O COI irá desempenhar um papel fundamental na promoção da igualdade de gênero nos esportes. Buscando elevar modelos femininos e retratá-los ao longo dos esports, avançando em direção a uma representação igualitária de gênero na primeira edição dos jogos.