LCK 2021: O que esperar dos playoffs da LCK?

League of Legends
De:Luis Santana-
March 29, 2021

A fase regular da LCK 2021 chegou ao fim neste domingo (29) e já na próxima quarta-feira (31) se iniciam os playoffs da liga. Com a atual campeã mundial Damwon KIA no topo, Gen.G, Hanwha Life, T1, DRX e Nongshim Redforce estarão nesta etapa eliminatória da liga.

Entretanto, diferente dos outros anos, o formato foi totalmente reformulado com a chegada das franquias na LCK. A famosa escalada acabou substituída pelo método de eliminação simples, que é o estilo do CBLOL e com apenas uma mudança. Na LCK, a equipe que terminou na primeira colocação tem a oportunidade de escolher quem quer enfrentar nas semifinais.

Ou seja, a DK poderá escolher entre o vencedor de HLE x NS e DRX x T1, enquanto o que sobrar jogará contra a Gen.G, que também garantiu sua vaga na semifinal por conta da segunda colocação na fase regular.

LoL LCK 2021
O caminho para as equipes classificadas alcançarem o título da LCK. Reprodução: LCK Global

É fato que a LCK se tornou mais competitiva nesta temporada. Times de baixo da tabela vencendo quem está no topo várias vezes, e disputa por vaga nos playoffs até a última rodada, coisa que não era visto há muito tempo. Em uma análise superficial, as franquias trouxeram bons frutos logo de imediato para a liga — e trará ainda mais com todos esses jovens talentos evoluindo ao longo tempo.

Ademais, somente Afreeca e KT Rolster ficaram abaixo da maioria dos organizações da liga e ainda assim conseguiram beliscar vários jogos de times lá de cima. Ambas não acompanharam toda a evolução que as equipes tiveram ao longo da competição.

Mas, sem mais delongas, é hora de esmiuçar cada uma das equipes.

DAMWON KIA

LoL LCK 2021 DK_Spring2021

Todos esperávamos uma dominância absurda da atual campeã do mundo, mas não foi bem o que aconteceu. É óbvio que, olhando superficialmente as únicas duas derrotas, você me ache um louco por dizer isso. Entretanto, mesmo com Khan encaixando no lugar de Nuguri, o nível competitivo da liga foi capaz de fazer a DAMWON sangrar. Fora as derrotas em séries, a DK perdeu várias partidas avulsas, além de sofrer em muitas partidas na qual venceu.

Mesmo assim, é a franca favorita ao título e a sinergia entre ShowMaker e Canyon é o pilar que sustenta todo esse sucesso.

Além disso, Ghost se tornou muito protagonista, algo diferente do que víamos ano passado em que o atirador servia como uma ferramenta de absorção de pressão para que a parte superior da DAMWON pudesse rodar com tranquilidade. Se no ano passado era difícil enxergar um ponto fraco nessa equipe, neste ano ele é um pouco mais visível.

BeryL e Canyon não estão tão bem juntos, como foi visto no Mundial e também na LCK de 2020. Com uma grande porção de desempenhos abaixo, o suporte vem sendo a principal chave que fez o time perder alguns jogos durante a fase
regular.

Gen.G

LoL LCK 2021 GEN_Spring2021

Sem nenhuma mudança no elenco, a tradicional Gen.G fez uma fase regular ao seu estilo padrão. Dominante contra a parte de baixo da tabela e deslizando contra as equipes que disputavam os playoffs da competição. Contudo, só perderam uma única série para um time que não estava entre os seis primeiro, a SANDBOX.

O que mais difere a Gen.G da equipe que foi ao Mundial do ano passado é a sinergia que os jogadores finalmente encontraram. Clid e Bdd parece que finalmente enxergaram uma forma de jogar juntos e vem dando muito certo na maioria dos jogos que eles venceram.

Além disso, Rascal se mostra cada vez mais um dos jogadores mais completos do mundo. Ele consegue jogar como carry, tank e mago — e todos de forma impecável. Esse equilíbrio que a Gen.G encontrou é o que faz eles serem fortes como são hoje.

Ademais, Ruler, que não começou tão bem, engrenou nesse segundo turno e o meta de campeões mais hypercarrys como Jinx e Tristana caiu como uma luva para ele. Em razão disso, vejo a Gen.G como uma das, senão a única equipe que baterá de frente contra a DAMWON pelo título dessa LCK. A grande versatilidade que eles vem propondo nas escolhas também é um ponto chave para que possam surpreender os atuais campeões mundiais.

Hanwha Life

LoL LCK 2021HLE_Spring2021

O time de Chovy e Deft. Embora não tenham se reforçado com nomes tão conhecidos além da dupla, esse time encaixou muito bem ao longo do campeonato e demonstra uma evolução constante, mesmo que os últimos resultados ruins possam apagar muito disso.

Morgan é uma grata surpresa que ninguém dava uma moeda após uma temporada ruim na LPL, pela WE. Conciso, confiante e conseguindo ser o que o time precisa, é o ponto de equilíbrio de todo o elenco. Isso faz com que yoHan, caçador novato, tenha uma tarefa mais fácil ao que precisa fazer no mapa. Além disso, Chovy se mantém como o principal fator diferencial.

Afinal, se o Chovy não vai bem, dificilmente a Hanwha Life irá bem. Apenas em algumas partidas que ele ficou apagado e Deft conseguiu colocar os holofotes em cima de si para que alcançassem as vitórias.

Entretanto, mesmo que seja um bom time, não é vejo como suficiente para ser campeão. Vsta e yoHan são jogadores que necessitam de mais tempo, embora tenham feito uma fase regular muito boa. Principalmente o suporte, que calou várias bocas durante suas ótimas atuações ao longo da competição.

O caçador não teve tantos jogos, mas foi bem na maioria em que participou, ocupando definitivamente a vaga que Arthur deixou. Contudo, devido ambos serem novatos, necessitam muito que Chovy os habilite para o jogo, tendo que garantir pressão no meio quase que em todas as partidas.

Ou seja, quando isso não acontece, o time não roda e é um dos maiores problemas dessa equipe. Se o Chovy não for bem ou acabar neutralizado, já era.

T1

LoL LCK 2021 T1_Spring2021

Com mais baixos do que altos, a T1 conseguiu se encaixar e embalar boas vitórias no final da fase regular para garantir uma classificação tranquila. É fato que as dezenas de mudanças fizeram com que a equipe mais vitoriosa da liga tivesse muita dificuldade em se encontrar dentro do campeonato, o que dificultou que conseguissem uma posição melhor para a fase eliminatória.

Entretanto, com a volta de Canna, Cuzz, Faker e Teddy, o time ganhou uma nova cara. Experiência e consistência.

Para mim, é o time para se ficar de olho nesses playoffs. Afinal, camisa pesa bastante e vindo embalados como vem, é um adversário perigoso para qualquer um que enfrentá-los em uma MD5. Além disso, é válido destacar as atuações do Teddy e Keria, sendo um dos principais fatores do sucesso.

Muita dominância na fase de rotas faz com que Cuzz seja livre para jogar em outros pontos do mapa. Ademais, a T1 ainda demonstra ser bastante reativa em alguns jogos, e é onde times melhores podem explorar para vencê-los.

DRX

LCK 2021 DRX

Um time de novatos e que ninguém esperava estar aqui. Quando o elenco foi montado, todos os colocavam na parte de baixo da tabela, lá pra décimo ou nono colocado. Entretanto, encaixou e encaixou muito bem.

A liderança de Pyosik com suas escolhas exóticas como Udyr e Dr.Mundo, fizeram a DRX surpreender a maioria das equipes do campeonato no início da competição. E o melhor, eles continuavam evoluindo e mostrando coisas novas semana após semana.

Porém, acredito que a forma que eles joguem se tornou previsível, pois não estão conseguindo mais se reinventar. Muito por conta de terem três jogadores que estão fazendo seu primeiro ano competitivo da carreira. SOLKA, Becca e BAO se mostraram muito bons, mas ainda não criaram aquela casca que é necessário para ser campeão, por exemplo.

É ótimo que tenham pegado playoffs e estou curioso para ver o que eles vão aprontar contra a T1. Se tem uma MD5 que estou ansioso, é justamente essa. Olho no Kingen que é um caso parecido com o do Morgan, desacreditado na China, voltou para a LCK e se reencontrou como um dos pilares do sucesso desse elenco novato da DRX.

Nongshim Redforce

LCK 2021

Sinceramente, o pior time de todos que estão aqui. E isso se explica além da posição que eles alcançaram na fase regular, com mais derrotas do que vitórias ao longo do campeonato.

A única parte sólida desse time é a parte inferior do mapa. Deokdam e Kellin são uma das melhores duplas da ligas, e muito por conta de atuações impecáveis da dupla, o time conseguiu chegar aonde chegou na competição.

Bay é um novato em formação, sua primeira participação profissional na carreira o faz não ser um ponto confiável que um midlaner precisa ser. Por conta disso, a Nongshim é muito refém de apenas um estilo de jogo: joga no bot e torce para que eles resolvam.

Contratado para ser a liderança dessa equipe, Peanut fez uma fase regular razoável e se destacou mais quando Bay conseguia não ceder tanta pressão para os adversários o anularem na selva. Ou seja, quando esteve livre para jogar, conseguiu auxiliar Deokdam e Kellin para que conseguissem dominar a lane, e com isso, garantir uma vitória, ou então, apenas uma chance de ganhar a partida.

Entretanto, a falta de solidez das duas rotas solo é o que faz esse time ser tão fraco e facilmente punível.

A abertura dos playoffs da LCK será entre Hanwha Life x Nongshim Redforce, nesta quarta-feira (31), às 5h. Acompanhe a cobertura também aqui no Mais Esports.

Compartilhe!