Assim como a LEC terá grandes mudanças no seu formato para a próxima temporada, na noite desta quarta-feira (17), a Riot Games também anunciou mudanças na forma de disputa da LCK para 2023, e agora o torneio sul-coreano terá eliminação dupla na sua fase de mata-mata.
The #LCK has some big changes – double elimination playoffs, integrated rosters and format changes for #LCKCL – coming up in 2023! pic.twitter.com/0ygfRCpQFV
— LCK (@LCK) November 18, 2022
O formato, apesar de parecido com o praticado no CBLOL, ainda será um pouco diferente no que se refere à classificação dos times a partir da Fase Regular. Os dois melhores classificados nos pontos corridos irão direto para o Round 2 dos playoffs e aguardam a definição dos confrontos do Round 1, que serão entre o 3º contra o 5º ou 6º e o 4º contra o 5º ou 6º.
Vale ressaltar que somente a partir do R2 do mata-mata é que a eliminação será dupla, ou seja, quem for derrotado logo na primeira rodada dos playoffs já está eliminado do torneio. Já na rodada seguinte, o vencedor avança à “Final da Upper”, enquanto que o perdedor cai para a Lower Bracket e tentará sua última chance rumo ao título.
A LCK tinha o formato de eliminação simples em seus playoffs desde a criação da liga, em 2012. Portanto, é a maior mudança nos playoffs da cena coreana em dez anos de existência.
É interessante notar que a LCK é a última das quatro grandes ligas do mundo a adotar o sistema de eliminação dupla. Tanto LCS quanto a LEC já tinham esse sistema adotado desde 2020, ao passo que a LPL, os grandes rivais dos coreanos, adotaram o formato em 2021.
Elencos integrados na LCK
Além do novo playoff, a LCK também traz uma mudança na forma de lidar com os elencos entre as ligas principal de desenvolvimento, a CL. A ideia é que o processo de mudança de jogadores seja mais flexível e não precise da necessidade de anunciar mudanças previamente.
As organizações poderão rotacionar entre 11 a 20 jogadores sob um Head Coach, enquanto que head coaches na liga de desenvolvimento serão opcionais. No entanto, pelo menos um Assistant Coach ainda será obrigatório nessa divisão.
Outra novidade na LCK CL será a diminuição da idade mínima de inscrição, de 16 para 15 anos, para que mais jogadores possam participar de partidas oficiais. Além disso, a LCK CL também terá o formato de eliminação dupla, assim como a liga principal.
Veja também: Bengi segue como Head Coach da T1 para 2023