Nesta sexta-feira (18), a Riot Games anunciou grandes mudanças no ecossistema de umas suas principais ligas, a europeia. Com novo formato, a liga agora também conta com um novo caminho para que as equipes alcancem uma vaga para o Worlds.
Uma das alterações é que, a partir de 2023, a LEC terá três etapas e não apenas duas, como era usual. Neste formato, excelência e dominância serão recompensados. Isto porque o time que vencer todos os splits estará automaticamente classificado para o campeonato mundial.
A new era of the #LEC – check out the format overview for 2023! pic.twitter.com/Y89Eq3SOrj
— LEC (@LEC) November 18, 2022
Como funciona o novo formato?
A etapa de inverno começa em janeiro e terá sua fase decisiva em fevereiro. Já o Spring Split, terá largada logo depois das finais do Winter Split, ou seja, iniciando em março e com os playoffs marcados para abril.
Após o MSI, o último split começa em Junho e tem duração até julho. No total, haverão três campeões ao longo de todo o circuito competitivo, e cada um deles se qualificará para a nova Season Finals no fim do ano
- Um split ganho: Se classifica automaticamente para o Season FinaIs
- Dois splits ganhos: Se garante na dupla eliminação do Season Finals
- Três splits ganhos: Se classifica automaticamente para o Worlds
Nas semanais iniciais de cada etapa, as partidas serão jogadas em formato md1, com apenas um turno. Já as próximas três semanas seguintes, os times disputarão as partidas em formato de md3 e também md5. Os oito primeiros times se classificam para a fase de grupos e serão separados em dois, competindo em partidas md3 com dupla eliminação.
Em seguida, as quatro equipes vitoriosas avançam para os playoffs e se enfrentam em séries md5 para definir quem será o campeão.
Por fim, os três vencedores de cada etapa disputam o Season Finals com mais 3 equipes que se mostrarem consistentes e acumularem mais pontos ao longo de todo o ano. Os seis times se enfrentam durante quatro semanas em partidas md5 e definem quem será o campeão da LEC.
- Veja também: Ad carry Deokdam deixa a DAMWON Kia