No mundo competitivo do League Of Legends você se acostuma a ver jogadores coreanos em todas as ligas, mas nesta quarta-feira (15) vimos o primeiro jogador não-coreano a atuar na LCK 2025. O ADC vietnamita LazyFeel, que surpreendeu na KESPA Cup, conseguiu uma oportunidade em uma das principais ligas do mundo!
Welcome to the first non-Korean player to play in tier 1 of the #LCK, DRX LazyFeel! pic.twitter.com/48CCn6jrcE
— LCK (@LCK) January 15, 2025
O primeiro não-coreano jogando na LCK veio só em 2025 e ele é do Vietnã
Apesar da ótima atuação do ADC no campeonato de pré-temporada, a oportunidade surgiu por conta de uma série de sintomas de gripe atingindo o ADC principal da equipe, o Teddy. Com esta emergência médica, foi o momento do LazyFeel, do Vietnã, tomar as rédeas de um feito sem precedentes: ser import na LCK.
A DRX venceu, mas não só isso: convenceu com o vietnamita, que mostrou toda a agressividade da sua região. Confira os jogos:
Com um frag total de 15/8/13, o ADC fez história para todas as regiões minors mostrando até aonde o talento pode levar. Contudo, o “recorde” não vai contar pra história da LCK e o motivo é que o primeiro split de 2025 não conta como “LCK em geral” e sim como a LCK Cup, e seus recordes/feitos não vão ser computados para a liga em geral.
O jornalista coreano Kevin Kim explicou a situação em suas redes sociais, confira:
Eu fui informado que tecnicamente a LCK Cup (primeiro split) não vai contar oficialmente os recordes como fazendo parte da LCK, o que significa que a estreia do LazyFeel não vai contar como o primeiro não-residente a estrear na liga.
Ainda é um grande feito e pode ser uma indicação do que está por vir no futuro.
I’ve been informed that technically LCK Cup will not count officially as part of the LCK records, meaning this debut does not count as the first non-resident debut in the league.
It’s still quite a feat, and may be an indication of what is to come in the future.
— Kevin Kim (@KevinKim0_0) January 15, 2025
Como dito pelo jornalista e aqui reforçado na matéria: o feito é gigantesco. Não estamos falando de uma região “major” nos últimos anos, muito pelo contrário: o Vietnã sofreu muito com escândalos recentemente, e ainda conseguir produzir um jogador no nível da LCK, é um marco histórico para os e-sports da região e para o mundo do LoL!
Apesar de não contar para o campeonato “LCK”, a liga continua reconhecendo que LazyFeel foi o primeiro import da história do Tier 1 coreano.