O primeiro abate do jogo conta como uma das “Proezas da Força” pode ser uma nova fonte de toxicidade dentro do LoL? É o que a comunidade trouxe como opinião, mas nesta matéria vamos mostrar alguns detalhes sobre as novidades do First Blood que possam te fazer refletir.
O First Blood ser tão importante é tóxico?
Antes de tudo, vamos entender sobre as Proezas da Força: com a chegada do patch 25.T1.1, temos esta mecânica que vai aprimorar as botas do jogo, o que vai trazer uma força considerável. Para conquistar este aprimoramento, você e seu time precisam de dois destes três requisitos:
- Conseguir o First Blood;
- Conseguir a Primeira Torre;
- Conseguir a Primeira Eliminação de Monstros.
Com isso, o fã emitiu sua opinião que popularizou rápido no Reddit, confira:
Nunca que o First blood deveria ser algo que contribua para o snowball do jogo. First blood é completamente aleatório, pelo menos nos meus jogos, acontece com um ADC que tá AFK quando rola em invade, por exemplo. First blood, e agora com ganho das botas, torna tudo mais bizarro. Eu garanto que isto vai acarretar em muito *soft int
*Soft int é trollar, mas tentando fingir ao máximo que foi sem querer
O que dizem os números?
Não podemos provar ainda o ponto de quantidade de AFK’s/trolls surgiram nos primeiros dias de patch, mas o líder de design de jogo da Riot, Phroxzon, trouxe alguns dados interessantes dos primeiros dias.
Como primeiro ponto: o jogador cita que o First Blood não deveria contribuir para o snowball de uma partida, mas costumeiramente é exatamente isso que acontece, apesar das partidas demorarem para ser fechadas e vir o GG.
No patch 14.24, último de 2024, o time que fazia o FB ganhava 57.6% das vezes. Por outro lado, no patch atual, o time que mata primeiro ganha 57.5% das partidas. Com isso, o Phroxzon fala sobre esta percepção instantânea de considerar que deveria largar o jogo de mão no momento que sofrer first blood:
Independentemente dos números mudarem a percepção ou não, eu queria apresentar o que estamos vendo e explicar por que estamos tomando as decisões que tomamos. Se você é um jogador que acha que deve dar FF se o oponente recebeu FB e agora tem 57% de chance de vencer, não concordamos e nem encorajamos isso.
Mesmo que um time vença as Proezas da Força, há uma chance de vencer, apesar de jogar com o pé atrás. Seria inapropriado desistir dos jogos que ainda tivessem 50-60% de chance de vitória na marca dos 15-20 minutos ou até que vai se prolongar demais.
Vale mais a pena ter 10 mortes ao invés de sofrer First Blood?
Ainda no Reddit, outro jogador mostrou o quanto o First Blood tem que ser respondido com agressividade e não com passividade. A reação natural dos jogadores pode ser que tenham feito algo muito errado ao conceder a primeira morte, mas você não reagir e tomar a torre cedo pode punir ainda mais no ouro do que trocar a vida por waves.
Aqui estamos pensando em ouro, o quanto você ganha com FB e levando a primeira torre com todas suas barricadas? 300 de ouro do primeiro abate, 625 de cada barricada da torre (125 x 5) mais de 300 de ouro por derrubar uma T1 (250) e os 50 de ouro por estar perto da demolição. Até aqui temos 1.225, contudo, se esta torre foi a primeira a cair, ainda tem mais 150 de ouro para ser adicionado e aí temos o ganho de 1.375 de ouro, fora as botas.
O ponto do jogador sobre morrer por wave/proxy é que a Riot também implementou de maneira mais expressiva a diminuição de ouro por sequência de morte, fora que os números da Rosa do Atakhan também buffa mais quem está nessa sequência de mortes! Caso você morresse 10 vezes em sequência, você iria conceder: 300 + 267 + 200 + 150 + 112 + 100 + 100 + 100 + 100 + 100 e isso vai totalizar 1.529 de ouro.
A diferença de você ficar muito recuado após First Blood e acabar sofrendo a primeira torre em 14 minutos ou morrer dez vezes seguidas, a diferença de ouro seria apenas de 154 de ouro. Só que: se você está fazendo proxy, você até conseguiria bem mais XP (e ouro) do que ficar debaixo da torre.
Então, você tem argumentos estatísticos, para não desistir após sofrer o FB e até tentar mais, jogando entre torres. É óbvio que a ideia não é só se jogar aos lobos, e sim trocar um tempo de mapa por mais waves e assim se equiparar em ouro para quando surgir o Atakhan!