Na terça-feira (19) a notícia da saída de Zeus da T1 pegou toda a comunidade de surpresa. O jogador era o único que faltava assinar a renovação no quinteto bicampeão mundial, o que acabou não acontecendo.
Zeus vinha sendo um dos grandes nomes da T1 nos últimos anos e a cada janela de transferências ele é bastante disputado, por isso os fãs já cogitavam que agora seria a mesma situação. No entanto, alguns rumores mostram que a saída do jogador foi bastante “conturbada”, pra dizer o mínimo.
Como foi a negociação entre Zeus e a T1?
Uma reportagem do site Osen.CO, da Coreia do Sul, mostrou os bastidores da negociação, que começou com impasses financeiros e terminou com impasses do tempo de contrato oferecido.
Inicialmente, a T1 demonstrou grande interesse em manter Zeus e chegou a propor um contrato de 3+1 anos, um período acima do oferecido a outros jogadores como Keria e Oner. No entanto, a equipe de Zeus considerou a proposta financeira abaixo das expectativas, o que resultou em longas negociações que se estenderam por semanas.
Com o início do mercado de transferências, Zeus passou a receber ofertas de outras equipes, pressionando a T1 a melhorar suas condições. A T1 então fez uma proposta com valor financeiro melhor, mas com contrato de 1+1 ano. Enquanto a T1 buscava flexibilidade para negociar novamente no próximo ano, Zeus e seus representantes desejavam estabilidade por um período maior.
Continue depois da publicidade
Continue depois da publicidade
A tensão aumentou quando a reunião final entre as partes, inicialmente marcada para a manhã do dia 19, foi adiada pelo agente de Zeus. Mesmo com tentativas de negociação remota e visitas presenciais dos diretores da T1, o prazo definido pelo jogador e sua equipe, às 15h do mesmo dia, chegou ao fim sem que um acordo fosse fechado.
Até houve uma prorrogação deste prazo, mas às 15h40, Zeus aceitou a proposta de outra organização, a Hanwha Life. Quando a T1 chegou ao local, às 16h, o contrato já havia sido firmado. No mesmo dia, a T1 assinou com Doran, o novo top laner da organização.
Rumores mostram que a T1 está enfurecida com a agência de Zeus
Após a matéria acima ter sido publicada, diversos outros rumores começaram a surgir nas redes sociais e no Reddit, o que tornou mais difícil encontrar quais informações podem ser verdadeiras ou não. O mais popular foi levado ao X por Rich, um dos fundadores da H2K, antiga equipe da LEC.
Zeus & Kiin’s agents allegedly worked together ‘illegally’ to screw over T1.
AFAIK none of this is verified and should be considered a ‘rumour’ at this point.
Interesting to see what happens if it is true, considering Agents in Korea are answerable to RIOT issued licences. pic.twitter.com/RVtVbMR1b0
— Rich (@RichsWrath) November 19, 2024
O rumor em questão ressalta que a T1 queria manter a line-up de Zeus, Oner, Faker, Gumayusi e Keria a todo custo, e estava disposta a investir nisso. A organização já tinha vários planos de marketing em torno deles e pretendia torná-los os “sucessores” de Faker. Embora não tenha ficado claro o que isso significa, provavelmente é em transferir toda a influência de imagem que Faker tem, também para os outros quatro jogadores.
Além disso, inicialmente, a T1 tinha interesse em negociar com Kiin, mas sua agência apenas ignorou o contato da organização, fazendo o jogador renovar com a Gen.G. O rumor afirma que, embora Kiin e Zeus tenham agências diferentes, elas são gerenciadas pelo mesmo “grupo”, o que supostamente mostra que, esse grupo, queria prejudicar a T1.
A publicação também revelou que a T1 está enfurecida com toda essa situação e avalia ações legais que pode tomar contra a agência de Zeus.
A T1 cancelou a marca ZOFGK, cancelou mercadorias relacionadas e agora não tem mais nada a perder, por isso está em uma cruzada sedenta de sangue contra a agência de Zeus
A publicação também ressaltou que o agente de Zeus “caminhou na linha tênue entre o legal e ilegal” durante todo esse processo. Além disso, a T1 tinha um acordo verbal com Zeus, o que foi barrado pela agência, que pediu um valor bem maior no contrato a fim de ganhar tempo.




