Na terça-feira (19) a notícia da saída de Zeus da T1 pegou toda a comunidade de surpresa. O jogador era o único que faltava assinar a renovação no quinteto bicampeão mundial, o que acabou não acontecendo.
Zeus vinha sendo um dos grandes nomes da T1 nos últimos anos e a cada janela de transferências ele é bastante disputado, por isso os fãs já cogitavam que agora seria a mesma situação. No entanto, alguns rumores mostram que a saída do jogador foi bastante “conturbada”, pra dizer o mínimo.
Como foi a negociação entre Zeus e a T1?
Uma reportagem do site Osen.CO, da Coreia do Sul, mostrou os bastidores da negociação, que começou com impasses financeiros e terminou com impasses do tempo de contrato oferecido.
Inicialmente, a T1 demonstrou grande interesse em manter Zeus e chegou a propor um contrato de 3+1 anos, um período acima do oferecido a outros jogadores como Keria e Oner. No entanto, a equipe de Zeus considerou a proposta financeira abaixo das expectativas, o que resultou em longas negociações que se estenderam por semanas.
Com o início do mercado de transferências, Zeus passou a receber ofertas de outras equipes, pressionando a T1 a melhorar suas condições. A T1 então fez uma proposta com valor financeiro melhor, mas com contrato de 1+1 ano. Enquanto a T1 buscava flexibilidade para negociar novamente no próximo ano, Zeus e seus representantes desejavam estabilidade por um período maior.
A tensão aumentou quando a reunião final entre as partes, inicialmente marcada para a manhã do dia 19, foi adiada pelo agente de Zeus. Mesmo com tentativas de negociação remota e visitas presenciais dos diretores da T1, o prazo definido pelo jogador e sua equipe, às 15h do mesmo dia, chegou ao fim sem que um acordo fosse fechado.
Até houve uma prorrogação deste prazo, mas às 15h40, Zeus aceitou a proposta de outra organização, a Hanwha Life. Quando a T1 chegou ao local, às 16h, o contrato já havia sido firmado. No mesmo dia, a T1 assinou com Doran, o novo top laner da organização.
Rumores mostram que a T1 está enfurecida com a agência de Zeus
Após a matéria acima ter sido publicada, diversos outros rumores começaram a surgir nas redes sociais e no Reddit, o que tornou mais difícil encontrar quais informações podem ser verdadeiras ou não. O mais popular foi levado ao X por Rich, um dos fundadores da H2K, antiga equipe da LEC.
Zeus & Kiin’s agents allegedly worked together ‘illegally’ to screw over T1.
AFAIK none of this is verified and should be considered a ‘rumour’ at this point.
Interesting to see what happens if it is true, considering Agents in Korea are answerable to RIOT issued licences. pic.twitter.com/RVtVbMR1b0
— Rich (@RichsWrath) November 19, 2024
O rumor em questão ressalta que a T1 queria manter a line-up de Zeus, Oner, Faker, Gumayusi e Keria a todo custo, e estava disposta a investir nisso. A organização já tinha vários planos de marketing em torno deles e pretendia torná-los os “sucessores” de Faker. Embora não tenha ficado claro o que isso significa, provavelmente é em transferir toda a influência de imagem que Faker tem, também para os outros quatro jogadores.
Além disso, inicialmente, a T1 tinha interesse em negociar com Kiin, mas sua agência apenas ignorou o contato da organização, fazendo o jogador renovar com a Gen.G. O rumor afirma que, embora Kiin e Zeus tenham agências diferentes, elas são gerenciadas pelo mesmo “grupo”, o que supostamente mostra que, esse grupo, queria prejudicar a T1.
A publicação também revelou que a T1 está enfurecida com toda essa situação e avalia ações legais que pode tomar contra a agência de Zeus.
A T1 cancelou a marca ZOFGK, cancelou mercadorias relacionadas e agora não tem mais nada a perder, por isso está em uma cruzada sedenta de sangue contra a agência de Zeus
A publicação também ressaltou que o agente de Zeus “caminhou na linha tênue entre o legal e ilegal” durante todo esse processo. Além disso, a T1 tinha um acordo verbal com Zeus, o que foi barrado pela agência, que pediu um valor bem maior no contrato a fim de ganhar tempo.
Ressaltando, diferente da matéria publicada pelo portal de notícias Osen, os rumores acima, embora tenham ganhado bastante repercussão, não possuem nenhuma base sólida ou um nome com autoridade por trás, por isso devem ser tratados como rumores e não como uma apuração profissional.
Mensagem de despedida de Zeus
Algumas horas após os anúncios, Zeus publicou uma mensagem em seu Instagram:
Ontem, a notícia do meu status como agente livre (FA) foi divulgada mais cedo do que eu esperava, e, por isso, acabei não conseguindo me despedir devidamente. Peço desculpas por isso. Entrei como trainee em 2019 e, até este ano, tive a sorte de jogar com grandes companheiros. Fiquei muito feliz por isso. Jogar ao lado do Hyunjun (Oner), que passou por todas as fases comigo desde a época de trainee, do Sanghyeok (Faker), que sempre tinha algo a ensinar, do Minhyung (Gumayusi), que sempre transmitia uma energia positiva, e do Minseok (Keria), que me ajudava a jogar de forma mais confortável, foi uma honra. Sou muito grato a todos eles e também à equipe que acreditou em mim e me deu oportunidades.
Foi uma honra receber tanto amor como integrante da T1. Vocês me deram tanto carinho, e lamento muito ter que sair de forma tão repentina. Nem mesmo eu ainda consigo acreditar completamente no que aconteceu, então imagino que os fãs devam estar ainda mais surpresos. Peço desculpas por isso.
Quero também agradecer aos nossos gerentes, ao diretor, ao Woongki, e aos técnicos e treinadores que sempre acreditaram em mim e me ensinaram tanto, permitindo que eu aprendesse e crescesse.
Aprendi muitas coisas durante o tempo na T1, e, com tudo isso, me esforçarei para continuar aprendendo e me desenvolvendo como jogador, mesmo em outra equipe. Quero me tornar um atleta melhor, corrigindo minhas falhas e sempre evoluindo.
Obrigado por ler esta mensagem desordenada. Sou muito grato por tudo.
O tom da mensagem levou muitos fãs a se questionarem se Zeus realmente queria sair da T1, mas pode ser apenas a forma como o jogador resolveu escrever, já que um dia depois, ele foi anunciado na Hanwha Life.
CEO da T1 falará sobre o assunto?
Joe Marsh, um dos CEOs da T1, deverá fazer um AMA em um portal sul-coreano respondendo às dúvidas dos fãs, então pode ser que ele toque no assunto da contratação de Zeus e tire algumas dúvidas.
Por enquanto, todo o caso segue como uma verdadeira novela em meio às apurações e rumores que foram veiculados.