LCP 2026: Riot anuncia exclusão da PSG Talon de todas as suas competições

LCP 2026: Riot anuncia exclusão da PSG Talon de todas as suas competições

A Riot anunciou, por meio de comunicado oficial, que decidiu encerrar o acordo de parceria com a TALON e remover a equipe da LCP 2026. Segundo a desenvolvedora, a decisão foi tomada por atrasos significativos nos pagamentos de jogadores e treinadores, que impedem a organização de operar conforme as regras impostas pela empresa.

Com a exclusão, que se estende também para a equipe de VALORANT que disputava o VCT Pacifíco, a Talon retirou as menções a parceria com a PSG de seus perfis nas redes sociais, confirmou os motivos para o fim da parceria com a Riot e anunciou que deixará ambas as modalidades.

Talon foi uma das principais equipes da APAC desde sua criação

Detentora de oito títulos da PCS e presente nos últimos cinco Mundiais de LoL, a Talon consolidou seu espaço entre as principais equipes da região. Embora tenha perdido parte do protagonismo para a CFO em 2025 — equipe que se destacou ao longo do ano — a organização ainda garantiu vaga no Worlds 2025.

A Talon, que contou com Maple em grande parte de sua trajetória — um dos maiores mid laners da história da região — fez sua última aparição competitiva contra a Vivo Keyd Stars, sendo derrotada e eliminada do Worlds 2025.

A exclusão da Talon ocorre no mesmo dia em que Levi, lendário jungler da GAM Esports, anunciou sua aposentadoria. Juntos, os fatos indicam que a LCP 2026 será muito diferente dos últimos anos.

Confira o comunicado completo da Riot

A Riot Games decidiu encerrar o acordo de parceria da Talon com a League of Legends Championship Pacific (LCP) e remover a equipe da liga. A decisão foi tomada após a organização deixar de operar de acordo com os padrões exigidos, especialmente por conta de atrasos significativos nos pagamentos a jogadores e membros da comissão técnica.

Após tomar conhecimento dos atrasos salariais e de outros problemas financeiros, a Riot Games trabalhou em estreita colaboração com a Talon por um período prolongado, incluindo múltiplas extensões de prazo, a fim de oferecer à organização tempo para demonstrar sustentabilidade e resolver sua situação financeira. No entanto, a Talon não conseguiu cumprir os requisitos dentro do prazo necessário para permanecer na LCP.

Os jogadores e treinadores afetados já foram informados e estão autorizados a buscar outras oportunidades dentro do ecossistema de esports durante o período de Free Agency.

A Riot Games está avaliando equipes substitutas para ocupar a vaga da Talon na LCP e fornecerá uma atualização assim que o processo for concluído.

Reconhecemos a situação difícil enfrentada pela Talon e por seus jogadores e agradecemos a compreensão e a paciência de todos os envolvidos enquanto conduzimos essa transição.

Confira o comunicado completo da Talon

Querida família Talon,

É com profunda tristeza e pesar que anunciamos hoje nossa saída de League of Legends, após a remoção de nossa equipe da LCP por parte da Riot.

Aceitamos totalmente a decisão da Riot e apreciamos os esforços e a colaboração contínua deles ao longo do último mês para resolver questões pendentes. Embora continuemos confiantes de que esses problemas possam ser solucionados, entendemos e respeitamos a necessidade da Riot de seguir com essa decisão.

Nossas atuais dificuldades financeiras são resultado principalmente de vários meses de atrasos no financiamento da nossa atual rodada de investimentos, que estava originalmente prevista para ser concluída muito antes neste ano. Esses atrasos afetaram significativamente nossas operações de negócios em esports de forma geral.

A TALON dará um passo atrás no cenário de League of Legends para reavaliar nosso futuro. Gostaríamos de agradecer a todos os nossos fãs pelo apoio durante toda a nossa jornada.


Continue depois da publicidade

Foto: Reprodução/LoL Esports Flickr.