×





×





×





×





×


Logo MaisEsports
Notícias
Campeonatos
Outros
Mais Esports

LCS 2023: Liga entrará em greve? Entenda toda a polêmica

League of Legends

O cenário norte-americano de League of Legends está passando por uma grande crise e podemos ter greve na LCS 2023 2° split.

Depois de decisões da Riot Games, os jogadores junto com a Associação de Atletas entraram em greve e a primeira rodada da liga pode não acontecer.

Qual é o motivo da greve na LCS?

Tudo aconteceu depois que a Riot Games acatou a um pedido das próprias organizações de que elas não precisassem ter uma equipe na NACL, o Academy da região. Isso porque, supostamente, as equipes vivem um período de instabilidade financeira.

De acordo com a desenvolvedora, isso traria mais flexibilidade operacional e financeira para as organizações. Neste sentido, apenas três dos 10 times das franquias seguiram com elencos na divisão de base: Flyquest, Team Liquid e Evil Geniuses.

Por conta disso, a LCSPA, Associação dos Jogadores da liga, agiu e emitiu um comunicado se posicionando a respeito do assunto.

Imagem do time da Golden Guardians na LCS 2023
(Foto: Divulgação/LCS)

O primeiro comunicado da LCSPA

Após o anúncio da desenvolvedora, a LCSPA (Associação dos Jogadores da Liga) emitiu um comunicado rechaçando as medidas tomadas pela Riot Games. Segundo eles, as mudanças impactarão nos empregos de mais de 70 jogadores, treinadores e gerentes da noite para o dia.

Outro ponto da nota, é de que os custos com a divisão de base, operacional e salarial, representam apenas 17% dos pagamentos de uma organização. A associação também apresentou medidas para diminuir os custos e tornar o campeonato mais atrativo.

As medidas apresentadas pela LCSPA

Antes da greve acontecer, a Associação de Jogadores formou cinco tópicos de reivindicações para a Riot Games. A partir disso, apresentaram em reunião e, em seguida, fizeram a votação da greve. Os principais pontos levantados foram:

  • Autorizar as equipes a pagar os jogadores da NACL com base nas leis locais, em vez da legislação da Califórnia;
  • Autorizar as equipes a fazer parcerias com organizações terceirizadas para operação dos elencos da NACL e divisão dos custos;
  • Criar um programa robusto de divisão, com os clubes da LCS, da receita obtida com a venda de itens dentro do jogo, assim como no Valorant;
  • Introduzir incentivos como promoção e rebaixamento e divisão de receitas com organizações de fora da LCS para investimento em elencos da NACL.

As reivindicações da LCSPA

  • Instituir promoção e rebaixamento entre a LCS e a NACL nos moldes do cenário competitivo de Valorant;
  • Compromisso da Riot Games com receita para bancar os salários dos jogadores da NACL no valor de US$ 300 mil por equipe por ano;
  • Permitir que as equipes da LCS façam parcerias com empresas terceirizadas para divisão das despesas;
  • Garantia de contrato mínimo de um ano para os cinco jogadores que vencerem a LCS Summer a cada temporada;
  • Instituir uma regra que permita que times da NACL dispensados continuem com a vaga se mantiverem três, dos cinco jogadores juntos.

Os impactos da greve na LCS

Marcada para acontecer na próxima quinta-feira (1), a LCS 2023 tem destino indefinido. No Hotline League, um dos principais programas do cenário norte-americano, o jornalista Travis Gafford revelou que a Riot Games liberou para que equipes contratassem jogadores sem restrição de elo.

Normalmente, apenas jogadores que atingiram o Diamante 1 ou superior podem ser inscritos e disputar a liga. Além disso, a desenvolvedora também teria liberado contratos temporários, para que a primeira rodada da LCS não fosse adiada.

Outro ponto que Travis apresentou é que a Riot Games também, supostamente, retirou a obrigatoriedade dos jogadores comparecerem ao estúdio para disputar as partidas, também para ajudar na busca das organizações.

LCS 2023 Estúdio
(Foto: Riot Games)

LCSPA se pronuncia sobre contratos temporários

Em comunicado, a associação deixou claro que a greve na LCS é para melhorar o ecossistema como um todo e, se os jogadores aceitarem as ofertas temporárias, prejudicam o cenário como um todo.

Confira os principais pontos levantados pela LCSPA:

  • Não aceitar jogar por nenhuma equipe da LCS como substituto;
  • A greve é em benefício de todos os jogadores de LoL da América do Norte;
  • Furar a greve é colocar o futuro de todos os jogadores em risco, seja na LCS, na NACL ou no cenário amador;
  • Furar a greve enfraquece o poder de negociação dos jogadores;
  • Se você já assinou um contrato de substituição, favor contatar a LCSPA para obter orientação de como lidar com a situação.

Riot adia início da LCS e fala sobre possível cancelamento do split

Em comunicado liberado pela Riot no dia 30, vários dos pontos estabelecidos pela LCSPA foram rebatidos pela Riot, incluindo sobre a inviabilidade de aceitar algumas exigências da associação.

No comunicado em questão, a desenvolvedora aplicou mais US$ 300 mil para a empresa que está realizando a LCS Academy neste split, e aproveitou para adiar o início da LCS 2023 2° split em duas semanas, a fim de tentar resolver a situação.

Além disso, a Riot afirmou que caso a situação não seja resolvida, ela poderá cancelar a LCS 2023 2° split, e como consequência, não haverá nenhum time da região no Worlds 2023, o mundial de LoL.

Poucas horas depois a LCSPA emitiu um comunicado se mostrando disposta a conversar com a Riot para tentar resolver a situação o mais rápido possível.

Riot Games e LCSPA entram em acordo

Na quinta-feira (08), ambas as partes emitiram um comunicado em que o retorno da LCS 2023 é definido: 14 de junho. Em nota, LCSPA e Riot Games também divulgaram que entraram em acordo em algumas partes, mas seguem conversando para outras melhorias no ecossistema norte-americano.

Linha do tempo da greve na LCS

LCS 2023 CHALLENGERS LEAGUE
Reprodução/Riot Games
Luis Santana

por Luis Santana

Publicado em 30 de maio de 2023 • Editado há 1 ano

Matérias Relacionadas
League of Legends
Regiões do LoL e seus campeões; veja a lista atualizada
League of Legends

Regiões do LoL e seus campeões; veja a lista atualizada

O Mais Esports montou uma lista completa para te mostrar qual a região de cada um dos campeões do LoL.

Há 19 horas
League of Legends
Americas Challengers: “Libertadores do LoL” entre times Academy será em São Paulo; veja datas
League of Legends

Americas Challengers: “Libertadores do LoL” entre times Academy será em São Paulo; veja datas

A Riot Games revelou detalhes do Americas Challengers 2024, a famosa "Libertadores do LoL" dos times Academy, que acontecerá em São Paulo.

Há 22 horas
League of Legends
LoL: Nova campeã Aurora é a primeira personagem autista do jogo
League of Legends

LoL: Nova campeã Aurora é a primeira personagem autista do jogo

A Riot Games revelou que a Aurora é a primeira campeã Autista do League of Legends. A gerente de narrativas da empresa explicou a decisão.

Há 23 horas
League of Legends
LoL: Riot revela nova campeã Aurora; veja as habilidades
League of Legends

LoL: Riot revela nova campeã Aurora; veja as habilidades

Veja quando será lançada a nova campeã Aurora no LoL. Confira também suas habilidades, vídeo e também arte oficial.

Há 23 horas
League of Legends
Modo Arena: Tierlist dos melhores campeões e duplas do patch 14.12
League of Legends

Modo Arena: Tierlist dos melhores campeões e duplas do patch 14.12

Confira quais são os melhores campeões do LoL para jogar o Modo Arena no patch 14.12. Veja também indicações de duplas para jogar com amigos.

Há 1 dia
League of Legends
Resposta LoLdle hoje – 20 de junho: veja todas as soluções do dia
League of Legends

Resposta LoLdle hoje – 20 de junho: veja todas as soluções do dia

Confira a resposta LoLdle hoje, dia 20 de junho. O mini-game de LoL traz diversos desafios de adivinhação do League of Legends.

Há 1 dia

















































Campeonatos Atuais