A LCS, liga de League of Legends da América do Norte, passa por um momento de turbulência e na última semana essa confusão ganhou mais um capítulo. A partir do 2º Split de 2023, as equipes não precisarão ter um elenco no NACL, a divisão Academy da liga.
A decisão da desenvolvedora causou revolta nas redes sociais e rendeu resposta da Associação dos jogadores da Liga.
Riot’s Lack of Commitment to the NACL: The LCSPA’s Response pic.twitter.com/3IqhNKzkGA
— LCS Players Association (@NALCSPA) May 12, 2023
A decisão da Riot Games
De acordo com a nota, a medida foi tomada após pedido das organizações, que alegaram ser um esforço para desbloquear mais flexibilidade operacional e financeira. Os pedidos chegam após um momento de turbulência vivido pelo cenário norte-americano.
Mesmo com a mudança, o campeonato seguirá existindo, mas em novos moldes e sem as equipes que não desejam participar. Além disso, a partir de 2024, a Riot Games trará um campeonato inter-regional junto do Academy do CBLOL e LLA.
Protesto da Assoação dos Jogadores
Após o anúncio da desenvolvedora, a LCSPA (Associação dos Jogadores da Liga) emitiu um comunicado rechaçando as medidas tomadas pela Riot Games. Segundo eles, as mudanças impactarão nos empregos de mais de 70 jogadores, treinadores e gerentes da noite para o dia.
Outro ponto da nota, é de que os custos com a divisão de base, operacional e salarial, representam apenas 17% dos pagamentos de uma organização. A associação também apresentou medidas para diminuir os custos e tornar o campeonato mais atrativo.
- Veja também: G2 Caps revela inspiração em Doinb para Nautilus Mid