Nos últimos anos, a liga norte-americana de LoL, a LCS, viveu problemas de audiência. Na LCS 2024, a liga concedeu diversos direitos de co-stream, tendo até a co-stream brasileira pelo Ilha das Lendas.
Audiência média cresce na LCS 2024
A audiência média em 2023 foi de 110 mil espectadores, já na LCS 2024 a audiência média foi de 121 mil espectadores. O crescimento é otimista, mas em comparação a audiência média da LEC 2024 é de 251 mil espectadores.
Alguns fatores que podem ter ajudado no crescimento: Caedrel e Baiano, que são streamers gigantescos, promovendo constantemente a liga. O fato da LCS 2024 acontecer no mesmo patch que o LoL, assim atraindo o gosto dos curiosos e se tornando uma referência.
Uma mudança que pode ter sido impactante foi a chegada do novo Head de Esports, o brasileiro Carlos Antunes. Segundo a Naz Aleatha, Diretora-Geral de Esports do LoL, tudo indicava que a LCS se beneficiaria com a chegada de Carlos, confira a fala dela na época:
Estou muito feliz, porque a LCS e todo o ecossistema dos Esports do LoL nas Américas vão se beneficiar da liderança dele e de uma estratégia unificada focada no crescimento, no fandom e na entrega do melhor que o LoL pode oferecer para a comunidade em toda a região.
Pico de audiência reduzido
O pico de audiência foi de 251 mil espectadores, na partida entre Cloud 9 e Team Liquid, a qual foi a final da Chave Inferior. Sim, a Grande Final da LCS não teve o maior pico de audiência.
Comparado com 2023, que teve seu pico de audiência de 271 mil espectadores, a LCS viveu uma queda de 8%. Ainda como efeito de comparação, a LEC 2024 vive uma queda de 18% de pico, o que denota que é um movimento padrão.