Seguindo a tendência de outras ligas Major, a LEC anunciou que adotará a Política de Teto Salarial para 2024. O objetivo é apoiar a estabilidade financeira a longo prazo e o equilíbrio competitivo da liga.
Como funcionará o teto salarial da LEC
Na nova Política de Teto Salarial anunciada pela LEC, é incentivado que as equipes mantenham a soma dos salários dos cinco jogadores mais bem pagos abaixo de um determinado limite.
Times que excederem esse limite terão que pagar uma taxa adicional. Essa taxa inclui um limite superior de gastos (Limite SFR) e um limite inferior (Piso SFR), sendo o piso equivalente a 50% do limite.
Caso a soma do salário dos cinco jogadores de um time ultrapasse esse limite estabelecido (SRF), o time em questão pagará uma taxa no valor de 50% do que tiver passado do valor. Se a soma exceder 150% do Limite SFR, a taxa sobe para 100% do excesso.
Mas o que é feito com o valor pago nas taxas?
Conforme a Riot, todo o valor arrecadado com as taxas será dividido da seguinte forma:
- 50% das taxas serão distribuídas às equipes da LEC que cumprirem as regras do teto salarial, tanto do limite, quanto do piso salarial.
- Os 50% restantes serão usados para apoiar a segunda divisão da EMEA.
Quando o teto salarial da LEC 2024 entra em vigor?
A nova Política de Teto Salarial começará a valer a partir do dia 21 de novembro de 2023, e o primeiro ciclo vai até 18 de novembro de 2024. Depois disso, a Riot pode manter o sistema, fazer ajustes ou mesmo remodelá-lo, caso necessário.
Jogadores que assinaram contrato para 2024 antes ou durante a final da LEC 2023 entrarão em caso de exceção e, neste caso, os valores limites serão reduzidos.
Agora, apenas a LCS não conta com teto salarial entre as ligas Major
Com a adoção da nova política, a LCS (liga norte-americana) é a única entre as ligas Major de League of Legends a não adotar o Teto Salarial. Em 2021, a LPL foi pioneira com a iniciativa. Este ano, a LCK também anunciou que adotará o Teto Salarial e agora a LEC também usará o sistema.
Isso leva a comunidade a fazer críticas ao ecossistema da LCS, principalmente porque a liga passa por um momento de reestruturação e, historicamente, sempre foi conhecida por ter investimentos muito altos para trazer ou manter jogadores.
Vale lembrar que recentemente a TSM anunciou sua saída da LCS. A organização é uma das mais populares do mundo e estava no torneio desde a sua criação.