Imagine um mundo em que uma equipe do Tier 2 de League of Legends pudesse alcançar uma competição internacional. Esse cenário pode se tornar realidade com um possível novo formato para o 1º Split de 2026, que incluiria a campeã do EMEA Masters e a Los Ratones na primeira etapa da LEC 2026 — com o campeão garantindo vaga no First Stand 2026, que será realizado no Brasil.
Segundo portal, a Riot convidará o Los Ratones e o campeão da EMEA Masters Summer 2025 para o primeiro split da LEC 2026
Conforme informações do Sheep Esports, o torneio contaria com os dez times da LEC 2025 e duas representantes do EMEA Masters 2025. As vagas seriam destinadas a Los Ratones, que vem dominando o Tier 2 europeu neste ano — vencendo todos os splits da NLC 2025 e do EMEA Masters em que participou.
Além da equipe fundada pelo streamer Caedrel, o vencedor do EMEA Masters Summer — o terceiro split da competição que reúne as melhores equipes do Tier 2 da Europa — também receberia um convite para o torneio. Caso a Los Ratones vença o EMEA Masters novamente, a vaga será concedida sua adversária na Grande Final.

Diretor de Esports do LoL no EMEA confirmou que estava buscando formas de integrar ligas regionais e a LEC
Em entrevista ao Sheep Esports, Maximilian Peter “MAXtheX” Schmidt, diretor de Esports de League of Legends na EMEA, confirmou que a empresa está estudando a melhor forma de incluir as ligas regionais europeias — que garantem vagas às suas campeãs no EMEA Masters — na LEC, onde estão as principais equipes da região.
Conforme o executivo, a liga tem explorado opções, como uma vaga para convidados, similar ao modelo utilizado na LTA 2025, com Isurus e Disguised, e que a liga tem conversado com a Los Ratones para entender suas “metas e o que querem do ecossistema”. Confira a fala de MAXtheX:
Vagas de convidado são uma forma potencial de abordarmos isso, e estamos considerando diferentes caminhos para encontrar uma solução que seja mutuamente benéfica, sem desestabilizar o ecossistema que criamos (…).
Estamos analisando ativamente maneiras de integrar melhor o ecossistema das ERLs e do EMEA Masters com a LEC, criando um ecossistema mais interconectado para toda a região.







