Nos últimos lançamentos de campeões do LoL, a comunidade notou que mais campeãs femininas estão sendo lançadas, e o rioter Reav3 já explicou que o motivo disso é que eles desejam balancear o time de campeões, que atualmente tem mais campeões masculinos.
O mesmo rioter também trouxe um dado interessante ao público. De acordo com pesquisas feitas pela Riot, cerca de 97% das mulheres que jogam League of Legends, preferem jogar quase que exclusivamente com campeãs femininas. Já os homens ficam no “50/50”, ou seja, escolhem personagens dos dois sexos.
Reav3 contou isso para justificar que a Riot não está “abandonando a base de jogadores” criando mais campeãs femininas no LoL, mas sim que pode até aumentar essa base, já que as jogadoras preferem jogar com elas.
Nossos dados mostram que as jogadoras jogam principalmente com campeãs femininas, na verdade, cerca de 97% das jogadoras jogam apenas com campeãs femininas. Os jogadores masculinos se dividem entre campeões homens e mulheres. […] Sempre que fazemos um campeão masculino, estamos abandonando a maioria de nossas jogadoras, já que a maioria de nossas jogadoras não jogará campeões masculinos.
O Rioter também mostrou uma pesquisa feita em 2017 para saber quais os campeões jogados por homens e mulheres, e a resposta foi ilustrada na nuvem abaixo:
Um usuário chegou a comentar que um fator que deve contribuir para esse número é o fato de grande parte dos campeões top laners e junglers no LoL serem masculinos, e o rioter concordou. Ele acrescentou que a Riot já está ciente disso, e que as campeãs Gwen e Lillia chegaram para tentar diminuir um pouco essa diferença.
Veja também: Dioud aciona Riot NA sobre scripters no Brasil