O que mais teve para o Aurelion Sol, no Patch 14.3, foi buff, com a ideia de tornar o campeão mais proativo. O dragão se tornou um monstro, e em algumas horas, recebeu uma correção – o que incomodou a comunidade do LoL.
A comunidade resolveu chamar isso de “Riot Special“, como se agisse no impulso e tornasse um campeão forte e logo depois se arrepende e lança uma correção.
Aurelion Sol sofre correção após buff
Um dos buffs no campeão foi no W, onde o Dano Bônus da habilidade aumentou em 4% logo no primeiro nível e aí depois da correção a habilidade foi reduzida em 10% no primeiro nível. A comunidade reagiu:
É o Riot Special, se bobear ele tá pior que no último patch
Outro membro da comunidade concorda com a reclamação:
Eu tenho certeza que eles só jogam uns dados pra decidir as coisas, não é possível tanta aleatoriedade.
E mais uma resposta em sequência mostra insatisfação:
Provavelmente os dados iriam dar resultados mais aceitáveis.
Mas, será que de fato vale a pena reclamar tão cedo? Outra discussão surgiu na comunidade provando que não tem nada de Riot Special.
Aurelion Sol se beneficiou das mudanças?
Um usuário do Reddit trouxe os números de jogos do Aurelion Sol e suas porcentagens de vitória ao longo deste período de buff/nerf e os números contam outra história, confira:
- Antes dos buffs chegaram (06/02): 52.81% de vitória;
- Quando os buffs chegaram (07/02): 55.77% de vitória;
- Após os nerfs chegarem (08/02): 53.22% de vitória.
A primeira impressão que podemos ter é que aconteceu o aumento, mesmo que seja de apenas 0.41%, no entanto, o número de jogos cresceu em 4 mil em comparação do dia 6 para o dia 8.
- Antes dos buffs chegaram (06/02): 26,087 de vitória;
- Quando os buffs chegaram (07/02): 72,658 de vitória;
- Após os nerfs chegarem (08/02): 31,245 de vitória.
Comunidade redimindo a Riot?
A comunidade não chegou a elogiar a Riot, mas admitiram o exagero de outros membros do Reddit. Confira:
Este post do Riot Special é um clássico exemplo de como o “Reddit sabe sobre balanceamento”
Outro fã admitiu ficar surpreso com a mudança, mas logo entendeu:
Eu tenho que admitir que fiquei tipo: “ELE PERDEU 12% DO DANO NO W???” mas depois eu parei e pensei: “Pera…no W…?” Pra um mago de hiperscale com quase 58% de porcentagem de vitória, é um nerf ok.
Mais um fã ironiza:
Pera, então você tá me dizendo que o Reddit reagiu de forma gritante e desnecessária de novo e acha que entendem de balanceamento e como avaliar números? Estou completamente chocado!
Riot assume o erro.
Em uma avaliação pós-patch, o Riot Phroxzon, líder do design de jogabilidade, publicou em sua avaliação após mudanças de patch um desabafo sobre esta situação do Aurelion Sol.
Erramos nesta. Claramente demos munição demais nesse balanceamento e a gente tem que admitir que subestimamos o quão significativo poderia ser este buff no W. Mesmo após o nerf, acreditamos que o Aurelion estará mais forte do que antes dos buffs.
O ímpeto pelas mudanças foi honrar o desejo dos jogadores de Aurelion quererem ser mais proativos na lane, mas entendemos que dar tanto poder para o W, tornaria o campeão uma bizarrice de números com os acúmulos e escalaria muito mais rápido que o normal.
Estamos abertos em admitir que erramos, e que isso incomodou até alguns mains Aurelion Sol, que curtem o jogo mais passivo.