LoL: Alienware termina contrato com a Riot após acusações de assédio sexual

LoL: Alienware termina contrato com a Riot após acusações de assédio sexual

A Alienware, fabricante de computadores gamer de alto nível, era uma das principais patrocinadoras da Riot Games, mas a parceria das duas empresas chegou ao fim depois que acusações de assédio sexual contra Nicolo Laurent, CEO da desenvolvedora de games, vieram a tona. Quem fez a acusação foi sua ex-assistente executiva, Sharon O’Donnel.

As informações do término de contrato foram divulgadas pelo jornalista Jacob Wolf, no site Dot Esports. A Riot confirmou que está removendo a marca Alienware das transmissões no momento, mas que às duas empresas ainda continuarão discutindo qual o melhor caminho a se seguir.

A parceria começou em 2019 para os campeonatos internacionais e algumas das maiores ligas regionais de LoL do mundo, e duraria até 2022. Além da acusação recente de assédio sexual, denuncias anteriores de descriminação de gênero e até mesmo o “contrato de um dia” com a NEOM e a LEC, em 2020, influenciaram na decisão da Alienware.


Continue depois da publicidade

A Alienware patrocinava as ligas internacionais e regionais de LoL da Riot Games. (Foto: Divulgação/Alienware)

Denúncia de Sharon e avaliação do comitê da Riot

Em sua denúncia, Sharon alegou que Laurent fez comentários sexistas, que a convidou para viagens não relacionadas ao trabalho e, em 2020, a demitiu injustamente após ela o denunciar ao departamento de RH. A Riot negou que a demissão tenha sido por esse motivo e disse que vários funcionários já tinham reclamações sobre Sharon na empresa.

Após avaliação de um comitê interno da empresa, o CEO foi inocentado das acusações, após constatarem que não há evidências das condutas acusadas por Sharon.

“Em casos que envolvem executivos de alto escalão, reconhecemos que a dinâmica de poder muitas vezes pode dar origem a comportamentos e preconceitos que infectam as experiências de outras pessoas na organização de maneiras tóxicas. Além disso, em muitos desses casos, pode ser difícil chegar a uma conclusão sobre esses tipos de alegações. A maioria dos casos dessa natureza não são em preto e branco; eles caem no cinza. No entanto, este não foi um desses casos. Neste caso, simplesmente não conseguimos encontrar qualquer evidência que justificasse uma sanção de qualquer tipo contra Laurent”, publicou o comitê.


Continue depois da publicidade

Nicolo Laurent, CEO da Riot Games acusado de assédio. (Foto: Divulgação/Riot Games)

Após o resultado da investigação deste comitê, o CEO enviou um email para todos da Riot, o qual o site Whashington Post teve acesso.

“As alegações de assédio, discriminação e retaliação envolvendo-me não são verdadeiras. Nada dessa natureza, ou mesmo remotamente perto disso, jamais aconteceu. … Agora, eu sei que alguns de vocês não me conhecem bem e ainda podem ter suas dúvidas. Quero garantir a você que, assim como a Riot está em uma jornada de aprendizado e crescimento, também estão todos os nossos líderes, incluindo eu”.

Até o momento, a Alienware ainda não publicou nenhuma nota oficial sobre o fim da sua parceria com a Riot Games.

Veja também: Twitch: VALORANT, GTA e Xadrez foram as categorias que mais cresceram em fevereiro


Continue depois da publicidade

Bruno Rodrigues

Bruno Rodrigues

Em um match up de Riven vs Irelia você rusha dano ou CDR?

Matérias relacionadas

Parceiros
Apenas para maiores de 18 anos, aposte com responsabilidade.
Partidas
Resultados
Ultimas Notícias