Ricardo Schnetzer, voz emblemática do nosso querido Vladimir, faleceu aos 72 anos. O dublador, que também emprestou sua voz a ícones do cinema ao longo de sua extensa carreira, teve o falecimento comunicado na última quarta-feira (4) por seu sobrinho nas redes sociais.
A partida do ator não passou despercebida na comunidade. A conta oficial do League of Legends Brasil publicou uma homenagem a Ricardo:
Hoje nos despedimos de Ricardo Schnetzer, cuja voz lendária deu vida ao Vladimir.
De Summoner’s Rift a Noxus, ele trouxe personalidade e intensidade aos personagens, marcando gerações com sua trajetória na dublagem brasileira.
Nossos sentimentos aos colegas de profissão, amigos… pic.twitter.com/YJEsqYcKwv
— League of Legends Brasil (@LoLegendsBR) February 5, 2026
Ricardo Schnetzer lutava contra doença degenerativa
O ator, dublador e diretor de dublagem havia sido diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica (ELA), doença que ataca o sistema nervoso de maneira progressiva. Uma vaquinha online foi aberta com meta de R$ 200 mil para ajudar no tratamento, com arrecadação por volta dos R$ 118 mil.
Dublador deu voz para astros do cinema, animes e animações
Indo para além do vampiro que torna os rios vermelhos dentro do Rift, Ricardo também deu voz às cinemáticas da temporada de Noxus (“Boas-vindas a Noxus” e “Uma Jogada Sombria“), e construiu uma trajetória ligada a grandes nomes do cinema mundial.
O dublador deu voz a nomes como Nicolas Cage, Al Pacino, Richard Gere, Tom Cruise, Stanley Tucci e Daniel Day-Lewis, entre outros, além de ter dublado Jim Carrey em Ace Ventura 1 e 2.
Nos animes, será eternizado como a voz de Yoriichi Tsugikuni em Demon Slayer e de Kazemaru em Yu Yu Hakusho, além de participações em outros títulos importantes, como Death Note, Os Cavaleiros do Zodíaco, Beyblade e Jujutsu Kaisen.
Nas animações, foi o dublador em português de Hank, em Caverna do Dragão; do Capitão Planeta, na série homônima Capitão Planeta; de Macaco, em Kung Fu Panda; e de Benson, em Apenas um Show. Como diretor de dublagem, comandou as vozes em longas-metragens icônicos, como a 3ª dublagem de Clube dos Cinco e Sr. e Sra. Smith.
Para conhecer ainda mais sobre a carreira do dublador, vale assistir à entrevista abaixo. O Mais Esports deseja força e condolências à família e aos amigos de Ricardo.
Continue depois da publicidade






