Após um grande alvoroço na comunidade de League of Legends, a Riot Games se pronunciou sobre as preocupações levantadas pelo seu novo sistema anti-cheat, o Vanguard. Segundo a empresa, apenas 0,03% dos jogadores relataram problemas com o programa até agora.
Eficácia do VANGUARD
O Vanguard foi ativado no patch 14.9 e já demonstra eficácia. Segundo Matthew “K3o” Paoletti, gerente de anti-cheat da Riot, o lançamento foi bem-sucedido.
Estamos vendo uma redução significativa no número de contas de bots nos locais usuais!
Nos primeiros 24 horas após o lançamento, cerca de 200 partidas foram encerradas e mais de 1.500 jogadores foram automaticamente banidos devido a infrações. A Riot continua a monitorar e ajustar o sistema, prometendo manter a comunidade informada.
Comunidade reclama de problemas no PC após a chegada do VANGUARD no LoL
No dia que o VANGUARD chegou ao LoL, diversas reclamações foram feitas sobre problemas que o anti-cheat estava causando, desde lag e queda de FPS, até tela preta no PC, obrigando alguns usuários a até resetar a Bios!
A Riot enfrentou críticas semelhantes quando lançou o programa anti-cheat para VALORANT em 2020. No momento, a desenvolvedora esclareceu que não há confirmações de que o Vanguard tenha causado tais problemas.
Situações envolvendo configurações de BIOS foram reportadas, mas, na maioria das vezes, relacionam-se com mudanças nos modos UEFI e configurações de SecureBoot, ajustáveis pelos próprios usuários.
O VANGUARD tira prints do seu PC?
Um dia antes, uma polêmica envolvendo o anti-cheat ganhou as redes sociais. Algumas pessoas fizeram engenharia reversa no código do VANGUARD e descobriram que ele pode tirar prints de todas as telas do seu computador, sejam elas do LoL ou não.
As preocupações com privacidade também foram abordadas e, de acordo com a Riot, o Vanguard não captura imagens de múltiplos monitores ou do computador inteiro, mas apenas da janela do cliente do jogo, para detectar atividades suspeitas como hacks de ESP.
A Riot garante que as funcionalidades do Vanguard estão em conformidade com as leis de privacidade regionais.
A empresa também prometeu um relatório externo completo nas próximas semanas ou meses, à medida que o Vanguard estiver ativo por mais tempo, para oferecer mais transparência e esclarecimentos sobre o programa.