×





×





×





×





×


Logo MaisEsports
Notícias
Campeonatos
Outros
Mais Esports

LoL: Após comentários xenofóbicos, Kami pede desculpas: “extremamente infeliz”

League of Legends

Na noite desta terça-feira (8) o ex-jogador profissional e atual influenciador da paiN Gaming, Kami, teve áudios publicados em que faz comentários xenofóbicos sobre o nordeste, durante a apuração das eleições para presidente do Brasil. A publicação foi feita por Gustavo Rodrigues, seu ex-namorado.

Entenda o caso

Inicialmente, Gustavo expôs problemas de relacionamento com Kami, com vários prints das suas conversas com Kami.

No fim da publicação, ele fez o seguinte comentário: “Essa é pra falar e provar o que todos sabem mas ninguém tem coragem de falar, e desmentir as coisas que ele anda falando por aí, inclusive pra pessoas que ele considera amigos, o último é realmente triste.“, acompanhado de prints que o apoio de Kami ao candidato Bolsonaro.

Após esse tweet, Gustavo também publicou um áudio com falas xenofóbicas de Kami, enquanto o mesmo acompanha a apuração da eleição para presidente do Brasil.

Bolsonaro, fora Lula! […] Estou torcendo para o Bolsonaro justamente pelo Twitter sendo a favor do Lula, um monte de gente que eu não gosto votou no Lula, lixos. “Se o bozo ganhar de novo eu me mato”, ó tadinha, “Se o bozo ganhar eu vou embora deste país”, ó que pena. […] Eu não entendo, Nordeste é a região mais pobre, só tem miséria e vota no Lula. Teve 14 anos de Lula e continua na pobreza, miséria e votando no Lula, não dá para entender. […] Esses Nordestinos burros votando no Lula

Posicionamento do Kami

Pouco depois da publicação, Kami abriu uma live para explicar as suas falas. O influenciador da paiN admitiu que realizou uma fala xenofóbica, mas disse que foi em um contexto de piada.

A primeira coisa que eu preciso falar é, lógico, pedir desculpas pela minha frase/piada sobre o Nordeste, foi extremamente infeliz, uma piada xenofóbica, uma frase xenofóbica em contexto de piada. Está errado, não ta certo de forma alguma, mas eu não sou xenofóbico, eu fiz uma piada em um contexto jocoso, foi uma piada infeliz e xenofóbica, mas eu não sou xenofóbico e vou dormir a noite tranquilo por dois motivos: eu sei que não sou xenofóbico, sempre fui extremamente bem recebido no nordeste a minha vida inteira, porque faz mais de um ano que eu venho sido ameaçado psicologicamente por uma pessoa, e hoje isso acabou. Eu não preciso expor nada sobre um relacionamento que já acabou há oito meses e eu continuei sofrendo por ele. Não é vitimismo, eu só estou querendo dizer que, independente do que aconteça depois de hoje, eu não sou xenofóbico, reforço isso, e eu precisava fazer essa live para dizer a vocês, independente do que aconteça depois de hoje, se eu tiver que perder tudo na minha vida e morar no mato, estou feliz porque saiu um peso da minha cabeça.

Kami continuou falando sobre a exposição que ele teve por seu ex-namorado:

[…] Eu tenho certeza que a pessoa que fez isso não foi por preocupação com o nordeste ou algo do tipo, mas sim porque ela queria me destruir na internet por um relacionamento tóxico de ambas as partes. Eu estava em Recife na semana passada, fiquei seis horas tirando fotos com a galera de Recife. Eu tava mais uma vez extremamente feliz de estar encontrando com vocês, e eu sempre vou ser extremamente grato a todos vocês que estiveram comigo, seja no nordeste ou em outros lugares.

Eu não tenho como mostrar para vocês que não sou xenofóbico apenas com uma frase, mas posso mostrar para vocês que durante toda a minha carreira eu fui jogar no nordeste, fiz eventos no nordeste, fui extremamente bem recebido e amo o nordeste, mas fiz uma piada extremamente infeliz. Joguei com nordestinos, tenho amigos nordestinos e nunca os maltratei de forma alguma errada, ou que desse a entender que sou xenofóbico, e não sou.

No fim da sua transmissão, Kami ressaltou que sobre a parte de relacionamento com Gustavo, foi mostrado “apenas um lado da história”, mas que ele não iria expor nada do seu lado ao público, que isso deveria ser resolvido de outras formas.

Repercussão das falas de Kami nas redes sociais

As falas de Kami repercutiram nas redes sociais e entraram nos assuntos mais falados no Twitter na noite da terça-feira (8). SirThulio, ex-companheiro de equipe de Kami, disse estar “decepcionado” com as falas do influenciador:

Samira Close, famosa streamer do cenário, também se pronunciou sobre o caso durante sua transmissão:

O Kami é uma pessoa que para o cenário LGBTQIA+ nunca fez muita coisa. Se ele tá falando que nordestino é miserável, que passa fome… papi: eu sou a Samira Close e sou nordestina, cearense e ano passado estava sendo homenageada no Game Awards, fui homenageada como Drag queen gamer

Kami morreu pra mim pelas bizarrices que ouvi nos áudios. Ao mesmo tempo, repudio pra caralh* a atitude do ex dele de gravar conversa íntima se preparando para um exposed“, escreveu o streamer Daniels:

Nerissa, streamer famosa que já fez diversas transmissões e vídeos com Kami, disse estar decepcionada: “não sei nem o que falar“.

Posicionamento da paiN Gaming

A paiN Gaming se pronunciou sobre o caso e afastou Kami por dento indeterminado:

A paiN Gaming reforça que não compactua com nenhum tipo de comportamento preconceituoso de seus jogadores, streamers e colaboradores. Por isso, decidiu pelo afastamento, por tempo indeterminado, de Gabriel “Kami” Bohm de suas funções na organização e com os patrocinadores.

LoL Kami
Foto: Flickr/Riot Games Brasil
Bruno Rodrigues

por Bruno Rodrigues

Publicado em 09 de novembro de 2022 • Editado há mais de 1 ano

Matérias Relacionadas
League of Legends
LoL: Quais jogadores já se aposentaram e voltaram a jogar?
League of Legends

LoL: Quais jogadores já se aposentaram e voltaram a jogar?

Quais foram os jogadores que se aposentaram do LoL, mas voltaram a jogar? Teremos brTT e Shini de volta, mas no mundo, tivemos outras narrativas assim antes. Confira estas histórias na matéria.

Há 4 horas
League of Legends
LoL: Quais jogadores chegaram no ápice dos seus mains no cenário profissional?
League of Legends

LoL: Quais jogadores chegaram no ápice dos seus mains no cenário profissional?

Quais profissionais chegaram no auge dos seus mains no profissional? É o que a comunidade se perguntou, confira algumas respostas na matéria. Acessa!

Há 9 horas
League of Legends
Resposta LoLdle hoje – 29 de maio: veja todas as soluções do dia
League of Legends

Resposta LoLdle hoje – 29 de maio: veja todas as soluções do dia

Confira a resposta LoLdle hoje, dia 29 de maio. O mini-game de LoL traz diversos desafios de adivinhação do League of Legends.

Há 13 horas
League of Legends
LoL: O que vem no Passe de Batalha e Coleções do Hall of Legends do Faker
League of Legends

LoL: O que vem no Passe de Batalha e Coleções do Hall of Legends do Faker

Neste texto, você confere todos os itens que vem em cada um dos Pacotes de Lenda do Faker, além do Passe de Evento Hall of Legends.

Há 1 dia
League of Legends
LoL: Pacote com skin do Faker custa mais de 1300 reais
League of Legends

LoL: Pacote com skin do Faker custa mais de 1300 reais

A Riot lançou as novas skins do Faker para o Hall of Legends, e os fãs do jogador ficaram malucos pelo alto preço que está sendo cobrado pelos cosméticos.

Há 1 dia
League of Legends
Novas skins do Faker – Hall of Legends: preço, campeões e data de lançamento
League of Legends

Novas skins do Faker – Hall of Legends: preço, campeões e data de lançamento

Veja quais campeões receberão as Novas skins do Faker - Hall of Legends no LoL, bem como a data de lançamento e preço de cada uma delas.

Há 1 dia

















































Campeonatos Atuais