O CBolão é um campeonato criado pelo streamer e ex-jogador Baiano e tem como objetivo entreter a comunidade, reunir grandes nomes do cenário e também ajudar instituições de caridade. Em dezembro a competição arrecadou R$ 79 mil, sendo que metade deste valor foi para os vencedores do campeonato e a outra metade foi doado para o Amapá, que na época da competição chegou a ficar 21 dias sem eletricidade.
Em edições passadas o streamer já enfrentou problemas para sacar o dinheiro recebido no campeonato e fazer doações, por isso dessa vez ele e sua equipe se precaveram e planejaram tudo com mais cuidado. Outro ponto que foi avaliado por eles é qual seria a instituição que receberia a ajuda, pois “quando se realiza uma arrecadação, você cria uma responsabilidade com as pessoas que contribuíram”, ressaltou.
Baiano e sua equipe procuraram algumas ONGs mais conhecidas, mas elas não atendiam a região do Amapá. Então eles entraram em contato com Pedromar Valadares, Coronel Bombeiro Militar Médico da Defesa Civil do Amapá, que ajudou a direcionar as doações. O dinheiro foi usado pára comprar 28 máscaras hospitalares, sendo 22 delas do modelo Bipap, um equipamento que custa R$ 1.500.
Quando o campeonato foi realizado, o foco era ajudar a região no problema da energia, mas como a eletricidade foi reestabelecida, as doações foram destinadas para comprar as máscaras, equipamentos que estavam em falta no estado.
“Acho que se fosse em outros tempos, nós faríamos o evento e tudo iria para melhorar o Natal das pessoas carentes. Mas, tivemos um ano complicado e a época do campeonato coincidiu com o ocorrido no Amapá. Ver as notícias que tinham pessoas dormindo na frente dos carros, para aproveitar a luz do farol e evitar os mosquitos, me sensibilizou muito. Como ainda não tínhamos definido quem iria ajudar com as doações, resolvemos ajudar eles”, comentou Baiano.
https://twitter.com/baianolol1/status/1379554508045312000?s=20
Após definir o que seria doado e para onde, Baiano ainda enfrentou um problema de falta de estoque das máscaras. Dessa forma, a alternativa foi comprar as únicas seis que estavam disponíveis no Brasil e importar o restante, cuja entrega foi feita em março. O estado do Amapá optou por dividir os equipamentos com os hospitais de Manaus, que teve grandes índices do COVID-19.
O streamer ressaltou que continuará a buscar formas de criar ações que unam a comunidade em prol de uma causa solidária. “Quem me acompanha sabe que eu sempre tento retribuir para a comunidade parte do que estou conquistando. Sei que é fruto do meu trabalho, mas penso que sempre temos que agradecer por estarmos bem e podendo crescer profissionalmente, e o CBolão é manifestação desse sentimento não apenas meu, mas de toda comunidade”, finalizou.
Você pode acompanhar as transmissões do Baiano em seu canal oficial da Twitch.