O patch 14.8 tornou diversos campeões mais fortes, e um dos buffados foi o Draven. Uma simples mudança no seu Q tornou o Draven um dos campeões mais populares em banimentos!
O que foi buffado no Draven
Apenas 5 de dano no Q em todos os níveis. Parece pouco, mas vamos fazer uma pequena análise. O Draven é o que chamamos de lane bully, o que significa: campeão bizarro na lane, feito para pressionar e causar muito dano cedo.
Outro exemplo de lane bully é a Kalista, mas vamos ver duas imagens e analisar: percebem a diferença no dano sofrido no boneco-alvo com um ataque básico nas duas imagens e a quantidade de AD dos campeões:
Por razões óbvias, o Draven dá mais dano com o Q, contudo essa diferença de 57 de dano é muito bizarra se formos levar em consideração que um campeão do bot vai ter entre 700 a 900 de vida. E vale constatar que a diferença de AD entre os dois é apenas de um de AD. Claro que existem modificadores de armadura, mas é uma vantagem surreal.
Então, sim, 5 de dano a mais é um absurdo.
League of Bans
O reflexo do buff está sendo visto em vitórias, mas é ainda mais surreal no quesito banimentos. Vamos começar recorte popular do Esmeralda +: o campeão tem 107 mil e 377 jogos, o que representa uma porcentagem de 7.13% das escolhas nesse recorte, mas o seu banimento é de 24.38%. Nessa faixa de elo, ele é o terceiro mais banido.
Vamos repetir o caso em uma faixa de elo mais alta, a do Mestre +: Draven tem, neste recorte, 14 mil e 135 jogos, o que nos indica que ele é escolhido em 8.47% dos jogos nesta faixa de elo, no entanto, ele é banido em 40.14% das vezes. Ele é o segundo campeão mais banido do Mestre +.
Então, se você ainda tem dúvida do que banir… os números não mentem.