A Ampulheta de Zhonya é um item defensivo no LoL focado dos campeões AP, mas ultimamente está ganhando popularidade entre os junglers Tanks, que ganham mais uma ferramenta para sobreviver ao dano explosivo dos vários campeões.
Apesar de não ter problema no uso do item, isso levou a comunidade a discutir sobre a atuação situação do League of Legends. No Reddit, um dos maiores fóruns do mundo, uma publicação aborda o tema, mostrando que o jogo tem tanto dano atualmente que os atributos de um tank não são o suficiente para sobreviver, os forçando a usar o Zhonya.
A publicação foi feita pelo usuário “CantComprehendLogic” e já alcançou mais de 9,7 mil likes, além de acumular 1,2 mil comentários no momento. Ele abordou o tema mostrando que caçadores tanks/bruiser, como é o caso do Jarvan IV e Volibear, precisam fazer o Zhonya de segundo item para sobreviver ao alto dano do jogo, pois apenas uma build tradicional de tank não seria o suficiente.
O meta atual é fazer um item mítico de tank (Turbo Chemtank) e depois ir para o zhonya de segundo item. Isso indica que os profissionais perceberam que você simplesmente não consegue fazer estatísticas de tank o suficiente, por isso é mais valioso esses 2,5 segundos de invulnerabilidade. Isso não é um pouco problemático para o jogo?
O criador da discussão ainda completou que muitos tanks podem até não optar pelo Zhonya, mas que atualmente parece que se não fizer o item, os tanks não possuem defesa o suficiente para aguentar o dano.
Na discussão foi comentado que os ex-jogadores Meteos, Sneaky e Doublelift também falaram sobre isso em um programa, e de acordo com Meteos, o problema é que esses junglers que precisam fazer tank possuem um farm lento, por isso não conseguem acumular farm rápido e, consequentemente, fechar itens, principalmente comparando com os laners.
Isso faz com que ter um Zhonya de segundo item seja mais valioso, já que os caçadores precisam acompanhar o ritmo de jogo de alguma forma. Uma solução proposta foi diminuir o tempo de recarga do Smite, assim os junglers podem farmar mais campos, o que não só melhoraria o ouro e XP deles, mas também deixaria os laners mais lentos, já que não conseguiriam “roubar” tantos campos da selva.
Vários outros comentários citaram a dificuldade de um jungler acompanhar os laners, principalmente em gold, principalmente considerando que itens tank costumam ser mais baratos, mas um rioter apareceu para mostrar que a diferença não é tão grande assim quanto alguns pensam.
A média de tempo para fechar o segundo item em um campeão que farma lento (Jarvan, por exemplo) é de 20 minutos no Diamante 2 ou superior. Para junglers que farmam mais rápido, esse tempo diminui para 19 minutos, isso considerando itens caros, de 3K ou mais. Os cinco junglers com maior presença da temporada possuem em média 332,8 de ouro por minuto, o que daria 6656 de ouro aos 20 minutos, resultando em dois itens caros fechados. Já a média de um mid laner é de 400 de ouro por minuto.
E você, o que acha da atual situação do meta do LoL? O dano é tanto que os junglers tanks não conseguem acompanhar?
Veja também: Patch 12.8, do MSI 2022, terá buffs em 16 campeões