O ano tá acabando e o último patch de 2024 nos reservou uma estatística interessante: o elo que contém a maior porcentagem de jogadores é o Prata, ao menos no recorte do patch 14.24.
Prata é o elo mais popular no patch 14.24, último patch do ano
Superando o Ouro e o Bronze, o Prata conseguiu liderar a lista e vale lembrar que quando a Riot quis criar o elo Esmeralda, a empresa obteve análises que mostraram que muitos jogadores do Prata estão acima da média em habilidade, enquanto jogadores do Ouro estão ainda mais acima da média. Em resumo, o sistema estava colocando os jogadores um tier mais baixo do que suas habilidades representam.
Costumeiramente o Ouro sempre foi o mais popular, ainda em fevereiro de 2024 este era o mais popular com 20% dos jogadores neste recorte, mas pro fim do ano mudou – talvez provando o ponto da Riot de que tinha muitos jogadores neste elo. Confira as porcentagens no patch 14.24:
- Ferro: 14%
- Bronze: 21%
- Prata: 22%
- Ouro: 18%
- Platina: 12%
- Esmeralda: 8,1%
- Diamante: 2,3%
- Mestre: 0,34%
- Grão-Mestre:0.050%
- Desafiante: 0.021%
Agora veja um comparativo com a distribuição de jogadores por elo no mês de fevereiro, e perceba como tudo foi redistribuído com o passar do tempo:
- Ferro: 6,9%
- Bronze: 18%
- Prata: 18%
- Ouro: 20%
- Platina: 19%
- Esmeralda: 12%
- Diamante: 4,1%
- Mestre: 0,49%
- Grão-Mestre:0.060%
- Desafiante: 0.024%
Após um ano completo, será que podemos dizer que a introdução do elo Esmeralda foi um grande acerto pra Riot e a redistribuição dos jogadores de elo mais baixo? Os números não mentem e indicam a análise da Riot: sempre teve mais jogadores que mereciam estar no Prata do que estar no Ouro.