O Vanguard está se aproximando do LoL e um blog de desenvolvedores conseguiu encontrar um código que mostra uma bizarrice que o anti-cheat é capaz de fazer.
Sorria, você está sendo filmado pelo Vanguard?
O usuário JustAReverser do fórum unknowncheats fez um processo de engenharia reversa, ou seja, ele deixou o programa rodando e depois foi voltando em cada processo.
No meio dessas etapas, o desenvolvedor descobriu que o Vanguard pode printar sua tela, e não só isso, ele pode fazer esse print em qualquer tela do seu PC, seja navegador, programas pessoais, segundo monitor, entre outras.
O código “GetWindowRect” é exatamente o que vai permitir o programa printar a sua tela em todos os seus monitores. Mas qual o motivo dessa função? Bem, a ideia é que, quando o VANGUARD desconfia de algo, ele tira um print e manda para o banco de dados da Riot, o que pode ser usado como uma “prova” de que o usuário está usando um programa legal.
De acordo com os desenvolvedores que descobriram isso, o VANGUARD pode tirar print apenas da tela do jogo ou da sua tela inteira, e isso é uma escolha dos servidores do jogo. O módulo é executado uma vez por partida.
O que diz a política de privacidade da Riot Games?
Na Política de Privacidade da Riot Games a empresa cita o quais informações do usuário são coletadas, mas em nenhum momento é falado sobre prints da tela do PC. Veja todos os dados citados na página da Riot:
- Seu uso dos Serviços da Riot (como marcação de data e hora, cliques, rolagem, tempo de navegação, heatmaps (mapas de calor) de navegação, pesquisas, páginas de referência/saída e atividades e interações nos nossos clientes (client) dos jogos, incluindo os logs de bate-papo);
- Seu computador ou dispositivo (como endereços IP, IDs únicos de dispositivos, recursos de processamento, fabricante e modelo, idioma e outras configurações regionais, localização geográfica, resolução de tela e configurações semelhantes);
- Sua conexão com os Serviços da Riot, inclusive detalhes sobre a rede e o software que você está usando (tais como tipo e versão do navegador, nome e versão do sistema operacional, provedor e suas configurações de preferência); e
- Como os Serviços da Riot são executados, inclusive problemas que você poderá encontrar (tais como erros de carregamento e tempos de resposta).
No entanto, é possível que a política esteja desatualizada, e com a chegada oficial do VANGUARD, que acontece na quarta-feira (1), a Riot especifique que pode tirar fotos da tela com o novo programa. Além disso, não se sabe se a versão mais atualizada do VANGUARD manterá o código de prints da tela.
Quando o anti-cheat VANGUARD chega no LoL?
É esperado que o VANGUARD chegue no LoL no patch 14.9, marcado para o dia 01 de maio de 2024.
O anti-cheat do LoL funcionará em computadores MAC?
É esperado que o anti-cheat VANGUARD do LoL funcione normalmente em computadores MAC, conforme os requisitos mínimos e recomendados do League of Legends.
O que é o anti-cheat do LoL?
O VANGUARD foi lançado no VALORANT como um programa protetor contra hackers, scripters e etc, que são jogadores que usam programas de terceiros para ganhar vantagens no jogo.
O anti-cheat mostra uma boa proteção, principalmente por rodar no modo Kernel, o nível mais “profundo” do computador. Isso permite a Riot banir jogadores ao nível de hardware, ou seja, o usuário teria que trocar peças vitais do PC para jogar novamente.
- Veja Mais: brTT está fazendo testes na FURIA