O mid do LoL competitivo está sendo dominado pelo confronto de Hwei e Tristana. Seja aqui no CBLOL ou lá na LPL (China), essa dupla vem se enfrentando bastante. O Mais Esports traz alguns números e até entrevistas, na tentativa de entender melhor este confronto.
O confronto mais popular do mid no LoL competitivo
Bom, antes de tudo vamos lá: ao redor do mundo, Hwei e Tristana já se enfrentaram 24 vezes.
A escolha da Tristana costuma acontecer por ela permitir muitas coisas no draft: Jungle, Top e/ou Bot AP, e, por outro lado, o Hwei é uma ótima escolha para escalar e jogar de longe. Só que afinal, quem leva a melhor?
O Visionário domina nas porcentagens
Dos 24 confrontos ao redor do mundo, são 17 vitórias para o Hwei. Só que o match-up é jogado, vamos colocar uma lupa neste número? No Brasil, são apenas 5 partidas e só 3 derrotas para a Tristana (e algumas bem questionáveis, se vale dizer).
Na LPL o número escracha um pouco mais: foram também 5 confrontos, mas a Tristana venceu um duelo. O que faz os times insistirem neste match-ups?
Técnicos do CBLOL comentam a rivalidade do mid no LoL competitivo
A gente levou o questionamento para a coletiva de imprensa e responderam os técnicos da Liberty e da LOUD. Começando pelo tricampeão Beellzy, da Liberty, ele mostra como a escolha competitiva vai muito além da lane:
Cada um cumpre uma coisa diferente dentro do draft, são coisas completamente diferentes. Então não tem muito a ver com quem ganha ou perde, porque o Hwei consegue defender da Tristana e a Tristana consegue atacar o Hwei. A Tristana consegue ganhar a side do mesmo jeito que conseguem defender a side da Tristana com o Hwei. Então acaba sendo o que cada um quer para o draft ou para o time ou alguma skill individual dentro do boneco, mas cada um tem o seu momento de brilhar dentro da matchup
Já o técnico da LOUD, SrVenancio, atual campeão do CBLOL, mostrou também o lado de depender composição:
Acredito que ambos os campeões têm papéis diferentes para a composição. Os dois campeões estão bem fortes no meta e depende também da preferência de cada jogador. Eu acredito que a Tristana, por exemplo, se encaixa numa equipe que tem junglers que jogam muito bem com campeões AP e tanks. Então, a gente vai ter Maokai, Brand, pode ter Sejuani, pode ter Lillia, Nidalee, todos esses campeões AP que podem ser jogados na jungle, ou tanks que podem ser jogados na jungle, funcionam bem. Tristana tem bastante prioridade na lane e tal. No entanto, o Hwei é um campeão que escala bastante também. Ele vai ter um bom controle de teamfight. Então, os dois funcionam bem para o jogo, os dois funcionam bem. Depende da composição que a gente vai querer fazer.
Então quem é o rei do mid?
Como tudo no LoL competitivo: depende de diversos fatores. Como os técnicos apresentaram, na hora de escolher um mid, você também vai pensar no seu jungler e em como seu time quer jogar.
Se você é um cara que se baseia em competitivo, eu recomendo você sempre tentar entender o que está ao redor daquela escolha.
Tristana acompanha junglers AP, mais tanks e pressão no início do jogo e o Hwei aguenta a pressão, escala, responde tudo de boa, então nessa composição eu posso ter uma lane de pressão no top e um jungler que vai jogar pra este top, entende? Esta é a beleza do bom League!