O cenário inclusivo de League of Legends continua crescendo ao redor do mundo. A terceira edição do Equal Esports Cup, que reunirá equipes da cena feminina e não binária do EMEA, contará com 12 times e uma premiação de 10 mil euros. O torneio segue se consolidando como um dos principais eventos inclusivos do LoL.
A organização do torneio já anunciou cinco das oito equipes convidadas para a competição. Entre os times confirmados estão os elencos inclusivos de G2, Team Vitality, SK Gaming, Solary e Gallions.
The list of invited teams already looks stacked!
With @G2League, @SKGamingLeague, @TeamVitalityLOL, @SolaryTV and @Galions_, we can promise you top tear competition and entertainment #EQUALESPORTSCUP #EEC pic.twitter.com/JpLZii4DEm
— esports player foundation (@EsportsPlayerF1) April 2, 2025
Confira o formato da Equal Esports Cup
Além das equipes convidadas, o torneio contará com mais quatro times, que garantirão sua vaga por meio de qualificatórias abertas, disputadas nos dias 17 e 18 de maio.
No total, os 12 participantes serão divididos em dois grupos, onde jogarão duas MD1 em formato de ida e volta, iniciando em 1º de julho. As três melhores equipes de cada grupo avançarão para os playoffs, que começa no dia 22 do mesmo mês.
EEC 2025 comes with a revamped format, fearless draft and even more matches for the teams than before!
We have not forgotten about the all important grand final either – the two best teams will once again compete live on stage at Gamescom in Cologne, Germany pic.twitter.com/OKppN8Auto
— esports player foundation (@EsportsPlayerF1) April 2, 2025
Nos playoffs, sistema de dupla eliminação e Fearless Draft, com chave superior e inferior. As terceiras colocadas começarão na chave inferior, e não terão direito a uma vida extra na fase eliminatória da competição. A final será disputada presencialmente na Gamescom, em Cologne.
Na última edição, a grande vencedora foi a NNOwO, que virou a série contra a G2 Hel, vencendo por 2 a 1 na final. A atual campeã não disputará a competição, por suas integrantes terem ido para outras organizações. O top 4 foi completado por Team GO Aurora (agora renomeada para Galions Pearl) e Chester Gaming Kitten Esports Club.
Game Changers deve ter apenas um split este ano, segundo portal
Segundo o Sheep Esports, a Riot estaria trabalhando em uma expansão no programa Game Changers, começando pelo EMEA. Porém, fontes do portal apontam que a empresa deve anunciar novidades sobre o cenário inclusivo apenas no terceiro semestre de 2025, tendo apenas um split para ser disputado durante o ano.
No Brasil, a atual campeã do principal torneio do cenário inclusivo é a Rise Gaming, que venceu a Vivo Keyd Stars na última edição da Ignis Cup 2024, disputada na Arena LTA Sul. Foi o bicampeonato da equipe comandada pela jungler juny, que já havia sido campeã pela paiN Gaming.
