LoL: Esse campeão virou um símbolo da comunidade gamer na crise política turca

LoL: Esse campeão virou um símbolo da comunidade gamer na crise política turca

Por muitas vezes, os jogos trazem histórias inspiradoras nos enredos dos seus personagens. Narrativas sobre resistência, resiliência e luta não faltam nesse universo, e no League of Legends, não é diferente. Porém, Sylas, um dos campeões que mais representam essa temática, extrapolou para representar algo bem maior na Turquia, país que vive momento de ebulição política.

Entenda o cenário político na Turquia

Para chegarmos no papel do Abjugado nessa história, é necessário contextualizar o delicado momento civil que vive o país turco. Na noite da última sexta-feira (21), manifestantes entraram em confronto com a polícia em várias cidades, incluindo a capital Ancara e Istambul.

Os manifestantes protestam contra a prisão do prefeito de Istambul, Ekrem Imamoglu, que foi detido por acusações de corrupção e terrorismo – o acusado alega sua inocência. Ekrem, inclusive, é o principal rival do político do atual presidente turco, Tayyip Erdogan.

Nas manifestações, mais de 300 pessoas foram presas pelas autoridades turcas, segundo comunicado do Ministério do Interior neste sábado (22), que alegaram que tolerariam “caos e provocação”. Em protesto contra o atual governo, que Sylas ganhou popularidade nas ruas da Turquia.

Personagem do League é um dos símbolos da revolução

Para criticar as últimas ações do atual governo, os jogadores turcos estão utilizando Sylas em suas fotos de perfil nas redes sociais, e é possível até mesmo ver cartazes na rua com as falas do campeão, que ostentam em sua dublagem diversas falas que representam o ódio contra os poderosos e monarcas, com destaque para os de Demacia.

Nesse cartaz, é possível ler a fala “Levantem-se meus irmãos, eles não podem enforcar todos nós” escrito em um cartaz, além de contextualizar o cenário no país turco. Confira:

Quebre as correntes – A comunidade de jogadores turca está atualmente usando Sylas como um símbolo para criticar seu governo após os eventos recentes na Turquia.

Alguns banners podem até ser encontrados nas ruas.

Nos comentários, outro usuário postou a frase “Aqueles que esperam ser salvos, não merecem ser salvos”, escrita em um cartaz que está nas ruas da Turquia. É possível ver também várias imagens e referências ao campeão:

Times e jogadores profissionais da Turquia se unem ao movimento

Para dar mais voz ao movimento, jogadores profissionais, técnicos e equipes estão fazendo menções ao Sylas. Uma das equipes mais tradicionais do país, a Bushido Wildcats, fez uma postagem enaltecendo o campeão, utilizando uma cena da cinemática Warriors, de 2020, que estrela a batalha do campeão contra Demacia, representada por Lux e Garen:

Nosso personagem favorito de League of Legends atualmente é Sylas.

O técnico da equipe, Arkhe, também postou sobre o assunto, além de alterar sua foto de perfil para o Abjugado:

A pátria não é a pátria daqueles que a venderam pedaço por pedaço, mas daqueles que foram para a forca por ela. Abaixo a tirania, viva a liberdade!

Já para Closer e 113, junglers que competiram no último split da LEC por GIANTX e Team BDS, coube somar aos protestos. O primeiro, de forma mais sútil, apenas lembrando uma jogada que fez com o campeão, quando jogava pela Royal. Confira:

Por fim, a situação na Turquia parece longe de uma resolução. Resta saber se as manifestações irão cessar com um desfecho positivo para a população turca. Parafraseando Sylas, conflitos mostram a verdade, e, esperamos que dessa vez não seja diferente.


Continue depois da publicidade

Imagem: Reprodução/Riot Games