Nesta quarta-feira (9), o tricampeão mundial Faker, da T1, se irritou com um jogador profissional chinês que estava trollando sua partida. Em live, o mid laner chegou a falar em “boicote” às filas ranqueadas sul-coreanas caso outro caso semelhante acontecesse.
Veja abaixo o nosso vídeo sobre todo o caso:
Pro Player chinês fica 0/16 em partida do Faker
O caso aconteceu em uma soloQ em que Faker estava jogando de Kai’sa, pick que ele vem constantemente usando nas ranqueadas da região. Neste jogo pro player problemático era o Qingtian, atual top laner reserva da Top Esports. Qingtian chegou a atuar em vários jogos na LPL pela equipe, no segundo split de 2021.
Voltando à situação da partida ranqueada, Qingtian trollou e morreu várias vezes de propósito, se negando a usar pings de comunicação, comunicar com o time e constantemente iniciando a votação de surrender.
Faker fica irritado e desabafa sobre a situação
A soloQ da Coreia é uma das mais tóxicas do mundo de acordo com vários jogadores profissionais, mas Faker consegue lidar bem com isso, principalmente considerando que muitos trollam suas partidas sem um motivo aparente, ou mesmo por ele ser o Faker.
O mid laner se irritou nessa situação específica porque a trollagem estava vindo de um jogador profissional. O mid laner questionou o motivo de jogadores profissionais chineses ganharem “super contas” no servidor sul-coreano, e que esse comportamento vindo deles (profissionais chineses) acontece desde 2015.
As super contas são contas dadas pela Riot a jogadores profissionais. Elas são calibradas com um MMR alto, possuem todos os campeões e skins do jogo.
Em seu Twitter, a tradutora GA, que trabalha para o CBLOL e liga LLA, traduziu todo o momento em que Faker desabafa em sua stream sobre a situação.
Se eu encontrar aquele tipo de pessoa em mais uma partida, eu não vou mais jogar soloq. Vou ter que boicotar, foi muito difícil na partida passada. […] Ele vai para a base e vai usar seu TP novamente, depois dar surrender. Sua mentalidade é ruim; eu não gosto desse tipo de pessoa, mas será que a Riot também não gosta? […] Pra ser honesto, eu não entendo o motivo de jogadores profissionais chineses ganharem super contas no servidor sul-coreano. Eu sei que isso tem um motivo, mas não pode ter um impacto negativo. Por que tantas pessoas possuem esse tipo de comportamento? Isso acontece desde 2015.
Faker ainda ressaltou que ele (Qingtian) deveria ser proibido de jogar no servidor sul-coreano novamente, que deveria receber alguma restrição ou punição.
É a primeira vez que vejo um jogador profissional com esse comportamento. Fico me perguntando o porquê ele não é suspenso, esse tipo de pessoa sempre foi um jogador profissional. Eu nunca vi um jogador profissional coreano fazendo isso, é sempre um jogador chinês.
Faker ainda dá uma segunda chance ao Qingtian
Mesmo após toda essa situação, Faker ainda deu uma segunda chance ao Qingtian. Os dois se encontraram no mesmo time em uma partida pouco depois do acontecido, e na ocasião Faker jogou de Diana na selva. Ele deu alguns ganks no top laner chinês, que dessa vez terminou 5/1.
Se eu lhe der uma chance, ele vai jogar bem. Os jogadores profissionais devem jogar como se fossem jogadores profissionais, não apenas em nível competitivo, mas também em suas atitudes em relação ao jogo.
Qingtian pede desculpas por comportamento e será penalizado pela Top Esports
Após o acontecido, o jogador Qingtian foi advertido tanto pela LPL quanto pela Top Esports, pediu desculpas pelo seu comportamento e disse reconhecer o erro.
Como jogador, eu devo ser mais consciente em relação ao ambiente do jogo, por isso aceito todas as penalidades que serão aplicadas pela liga e também pela organização. Gostaria de me desculpar com todos os pro players e jogadores daquela partida, levarei cada jogo de soloQ mais a sério.
A Top Esports já publicou que irá cooperar com a Riot para a investigação do caso e irá dar uma punição ao jogador, com dedução salárial baseada na decisão da LPL sobre a situação.
É válido destacar que a T1 passou toda a situação para a LCK, que ressaltou que as “super contas” são dadas a todos os jogadores profissionais de LoL do mundo, não só aos chineses, por isso é difícil que apenas a Coreia crie limitações para elas.
Veja também: CEO da T1 cobra da LCK transmissões em português