Antes de jogar em equipes como Fnatic e Team Liquid, Bwipo começou sua carreira como jogador de League of Legends como amador na Turquia. Ele contou sobre esse momento da sua jornada em entrevista ao 2v1 Podcast, onde também aproveitou para dar conselhos para quem quer se tornar profissional e falar sobre a importância de jogar SoloQ e aprender com seus companheiros de equipe.
Começo na Turquia
Bem antes da carreira na América do Norte, Bwipo contou como foi seu início no nível amador.
Antes de ir para a Turquia, joguei muito no nível amador, em eventos locais. Eu jogava com o meu time e eu tinha essa coisa na minha equipe amadora de falar para todos o que fazer. Eu jogava na top lane, mas chegava no mid-game, eu falava para o ADC para ir mid, o mid ir para a bot lane, eu trabalhava muito o nosso macro.
A importância da SoloQ
Após um período com o time, o jogador percebeu que precisava se destacar individualmente para conquistar seu espaço no cenário competitivo profissional. Como? Subindo na SoloQ.
Eu sinto que eu tinha um bom entendimento de como jogar o mapa em equipe, e quando tive a oportunidade, eu me toquei que jogar na SoloQ é mais importante do que jogar amador. Então, se você quer ser reconhecido, e essa é uma dica para todos que querem ser profissionais, você precisa subir na SoloQ. Você precisa ser reconhecido no servidor, não pode só jogar num time porque fica bem mais difícil.
Equilíbrio entre time e SoloQ
Apesar de destacar a importância da SoloQ, Bwipo destaca que estar em uma equipe também tem benefícios, como aprender a se comunicar e ser tolerante com os colegas.
Eu acredito que vale a pena estar num time, você só precisa equilibrar bem o seu tempo. Jogar e treinar em time é ótimo, mas quando você joga a SoloQ, você precisa jogar para vencer, pegar elo e subir no servidor. Quando você joga com o time, você tenta aprender coisas que não aprenderia na SoloQ, como comunicação e ser mais tolerante com seus companheiros de equipe. É muito difícil, quando você está se esforçando na SoloQ, não ficar bravo com seu time. É difícil ter a mentalidade certa. É a mentalidade certa, tentar assumir o máximo de responsabilidades possível, ser o mais tolerante possível com seus companheiros, ajudá-los onde puder. Essas são as coisas mais importantes e isso se aprende em um time, se tornando amigo dos seus companheiros, entender que eles podem ter jogos ruins. Mas também isso é sobre você, você pode ter jogos ruins e foca no próximo, vamos jogar melhor.
Seja uma pessoa melhor
No fim das contas, independente de estar jogando sozinho, com desconhecidos ou como parte de um time, para Bwipo a principal regra é jogar de tal forma que você seja um bom ser humano com quem está compartilhando seu tempo.
Para todos que querem ser profissionais, acredito que o certo é focar na SoloQ e chegar no alto, mas se tiver a oportunidade de jogar com seus amigos, ou pessoas que não conhece, abrace a oportunidade e seja alguém com quem você gostaria de jogar. Pense em si mesmo, na maneira como fala com os companheiros, com as pessoas com quem está jogando, eu ficaria feliz com isso? Essa é uma pessoa que está me ajudando ou está me fazendo me sentir mal quando jogo mal? Ser um bom ser humano para as pessoas que estão com você, não importa o quão melhor ou o quão pior você é, porque obviamente, eu era um pouco melhor do que o resto do time, mas não importa. Eu nunca quis fazer com que eles se sentissem mal, sempre quis eles jogando melhor ao invés de arrastá-los para baixo, fazer eles se sentirem melhor.
Sobre essa relação com a equipe, Bwipo ainda comparou suas experiências com a Fnatic e Team Liquid. Confira o episódio completo com o jogador a seguir.
Veja também: LOUD se despede de Brance após um ano e título do CBLOL