×





×





×





×





×


Logo MaisEsports
Notícias
Campeonatos
Outros
Mais Esports

LoL: “Foque na SoloQ”, diz Bwipo para quem quer se tornar profissional

League of Legends

Antes de jogar em equipes como Fnatic e Team Liquid, Bwipo começou sua carreira como jogador de League of Legends como amador na Turquia. Ele contou sobre esse momento da sua jornada em entrevista ao 2v1 Podcast, onde também aproveitou para dar conselhos para quem quer se tornar profissional e falar sobre a importância de jogar SoloQ e aprender com seus companheiros de equipe.

Começo na Turquia

Bem antes da carreira na América do Norte, Bwipo contou como foi seu início no nível amador.

Antes de ir para a Turquia, joguei muito no nível amador, em eventos locais. Eu jogava com o meu time e eu tinha essa coisa na minha equipe amadora de falar para todos o que fazer. Eu jogava na top lane, mas chegava no mid-game, eu falava para o ADC para ir mid, o mid ir para a bot lane, eu trabalhava muito o nosso macro.

A importância da SoloQ

Após um período com o time, o jogador percebeu que precisava se destacar individualmente para conquistar seu espaço no cenário competitivo profissional. Como? Subindo na SoloQ.

Eu sinto que eu tinha um bom entendimento de como jogar o mapa em equipe, e quando tive a oportunidade, eu me toquei que jogar na SoloQ é mais importante do que jogar amador. Então, se você quer ser reconhecido, e essa é uma dica para todos que querem ser profissionais, você precisa subir na SoloQ. Você precisa ser reconhecido no servidor, não pode só jogar num time porque fica bem mais difícil.

Equilíbrio entre time e SoloQ

Apesar de destacar a importância da SoloQ, Bwipo destaca que estar em uma equipe também tem benefícios, como aprender a se comunicar e ser tolerante com os colegas.

Eu acredito que vale a pena estar num time, você só precisa equilibrar bem o seu tempo. Jogar e treinar em time é ótimo, mas quando você joga a SoloQ, você precisa jogar para vencer, pegar elo e subir no servidor. Quando você joga com o time, você tenta aprender coisas que não aprenderia na SoloQ, como comunicação e ser mais tolerante com seus companheiros de equipe. É muito difícil, quando você está se esforçando na SoloQ, não ficar bravo com seu time. É difícil ter a mentalidade certa. É a mentalidade certa, tentar assumir o máximo de responsabilidades possível, ser o mais tolerante possível com seus companheiros, ajudá-los onde puder. Essas são as coisas mais importantes e isso se aprende em um time, se tornando amigo dos seus companheiros, entender que eles podem ter jogos ruins. Mas também isso é sobre você, você pode ter jogos ruins e foca no próximo, vamos jogar melhor.

Seja uma pessoa melhor

No fim das contas, independente de estar jogando sozinho, com desconhecidos ou como parte de um time, para Bwipo a principal regra é jogar de tal forma que você seja um bom ser humano com quem está compartilhando seu tempo.

Para todos que querem ser profissionais, acredito que o certo é focar na SoloQ e chegar no alto, mas se tiver a oportunidade de jogar com seus amigos, ou pessoas que não conhece, abrace a oportunidade e seja alguém com quem você gostaria de jogar. Pense em si mesmo, na maneira como fala com os companheiros, com as pessoas com quem está jogando, eu ficaria feliz com isso? Essa é uma pessoa que está me ajudando ou está me fazendo me sentir mal quando jogo mal? Ser um bom ser humano para as pessoas que estão com você, não importa o quão melhor ou o quão pior você é, porque obviamente, eu era um pouco melhor do que o resto do time, mas não importa. Eu nunca quis fazer com que eles se sentissem mal, sempre quis eles jogando melhor ao invés de arrastá-los para baixo, fazer eles se sentirem melhor.

Sobre essa relação com a equipe, Bwipo ainda comparou suas experiências com a Fnatic e Team Liquid. Confira o episódio completo com o jogador a seguir.

Veja também: LOUD se despede de Brance após um ano e título do CBLOL

Thaime Lopes

por Thaime Lopes

Publicado em 23 de novembro de 2022 • Editado há mais de 1 ano

Matérias Relacionadas
League of Legends
Resposta LoLdle hoje – 24 de maio: veja todas as soluções do dia
League of Legends

Resposta LoLdle hoje – 24 de maio: veja todas as soluções do dia

Confira a resposta LoLdle hoje, dia 24 de maio. O mini-game de LoL traz diversos desafios de adivinhação do League of Legends.

Há 7 horas
League of Legends
LoL: Conheça a build da Sejuani AP Top soladora!
League of Legends

LoL: Conheça a build da Sejuani AP Top soladora!

Um Grão-Mestre na Coreia inventou uma build e estilo de jogabilidade que torna a Sejuani Top uma máquina de AP e soladora! Confira esta build.

Há 23 horas
League of Legends
LoL: Aprenda a usar o Corki Mid como o campeão mundial Scout
League of Legends

LoL: Aprenda a usar o Corki Mid como o campeão mundial Scout

O campeão do mundo de 2021, Scout, está ganhando tudo na Coreia com o Corki Mid Assassino. Conheça esta build, acessa!

Há 1 dia
League of Legends
CBLOL 2024: Abaxial treinará time do Academy no 2° split
League of Legends

CBLOL 2024: Abaxial treinará time do Academy no 2° split

Abaxial será o técnico da IDL Academy neste 2º split do CBLOL Academy. Relembre o histórico do técnico no Brasil, acessa!

Há 2 dias
League of Legends
LoL: Faker ganha (mais um) carro da Mercedes-Benz
League of Legends

LoL: Faker ganha (mais um) carro da Mercedes-Benz

Faker recebeu mais uma Mercedes-Benz, fora as BMW's, o jogador totaliza cinco recebidos de carros. Dessa vez o motivo é pelo GOAT ter se tornado o primeiro Hall Of Legends!

Há 2 dias
League of Legends
LoL: Tierlist dos melhores campeões do patch 14.10 para subir de elo
League of Legends

LoL: Tierlist dos melhores campeões do patch 14.10 para subir de elo

Quer subir de elo? Então veja a nossa Tierlist dos melhores campeões do patch 14.10 de LoL. Veja as escolhas em alta nas filas ranqueadas.

Há 2 dias

















































Campeonatos Atuais