LoL: Hoje faz 6 anos da maior conquista do ocidente

LoL: Hoje faz 6 anos da maior conquista do ocidente

O dia 19/05 marca um dos momentos mais históricos para o League of Legends ocidental. Foi nessa data que aconteceu a Grande Final do MSI 2019, e tivemos como finalistas duas organizações de regiões deste lado do globo: a Team Liquid, da América do Norte, e a G2, representando a Europa.

Pra você que não viveu a época, pode não parecer algo tão significativo. Porém, comemorando a data, trago pra vocês como foram as semifinais que levaram a esse momento tão marcante pro LoL!

Team Liquid contra a última campeã do Worlds, a iG

A iG, atual campeã do Worlds 2018, era tida como uma das favoritas para o MSI 2019. Com TheShy vivendo uma fase fenomenal, e junto dele a dupla insana Rookie e JackeyLove, a equipe protagonizou um dos maiores stomps da história do LoL competitivo: uma vitória em 16 minutos contra a T1.

Por isso, não dá pra diminuir a sequência insana que a dupla de jungle e mid da Team Liquid protagonizou contra a iG. Xmithie (jungler) e Jensen (mid) foram completamente disruptivos nos dois primeiros jogos e abriram rapidamente 2×0 na série. A iG reagiu no terceiro jogo com uma atuação insana de LeBlanc do Rookie.

Porém, a boa fase voltou para a Team Liquid em um jogo fenomenal de Xmithie e Doublelift. Um dos maiores feitos do NA no competitivo de LoL — vale a pena rever:

G2 contra a T1, uma das séries mais insanas do LoL

A T1, por outro lado, talvez não chamasse tanta atenção pelos nomes na perspectiva atual: Clid e Teddy não te trazem boas memórias — porém — o MSI 2019 do Clid foi bem impactante. O jogador recebeu diversos MVPs e atuou muito bem na série contra a G2.

Aliás, série não — podemos chamar de um cinema em cinco atos. Na primeira partida, um stomp da T1, mesmo com Caps (mid laner da G2) tentando de tudo. O destaque foi o próprio Clid, com 14 participações nos 16 abates da T1. Mas a G2 respondeu bem: com atuações fenomenais de Wunder (Top), Jankos (Jungler) e Caps, a equipe europeia empatou a série — destaque para Caps, que terminou com 9 abates e 7 assistências em 21 kills da G2.


Continue depois da publicidade

Foto: Riot Games

E aí, tivemos uma repetição do padrão: no terceiro jogo, Clid, Teddy (ADC) e Mata (suporte) amassaram firme e colocaram a T1 na frente da série. Mas, claro, a G2 empatou de novo, com uma performance surreal do Ryze do Caps e do Braum do Mikyx (suporte) — ambos com 13 participações nos 17 abates da equipe. Imagine só performar tão bem contra o GOAT com campeões tão característicos dele…

Falando em característico: Faker trouxe a LeBlanc pro jogo 5. Porém, a Lissandra do Caps foi mais efetiva e, com um Pyke top insano e uma Syndra bot tão louca quanto, a G2 venceu a T1 no que viria a ser sua marca registrada: a versatilidade de picks. Reveja essa série inteira:

E a grande final do MSI 2019? Como foi?

A final, sim, foi um stomp. A G2 tinha uma preparação surreal, com uma champion pool imensamente vasta no top, no bot e no mid. Vale acrescentar que Caps vivia uma fase mecanicamente absurda. Pra você ter uma ideia, olha como foram os frags dele na final:

  • 3/1/8 de Morgana em 22 abates da G2 (24:40 minutos de partida);
  • 10/1/6 de Sylas em 19 abates da G2 (27:58 minutos de partida);
  • 6/1/5 de Irelia em 15 abates da G2 (18:05 minutos de partida).

Nem preciso dizer quem foi o MVP das finais, né?


Continue depois da publicidade

Caps segurando o seu troféu de MVP do MSI 2019. Foto: Riot Games

E é assim que acaba essa história: Caps, que foi vice-campeão no Worlds 2018, provou ao mundo que não era só um lampejo, mas um farol de esperança para o Ocidente sonhar. Apesar da final parecer ter menos emoção, vale a pena testemunhar a insanidade daquela G2:

Muito tempo se passou, e boa parte da pouca fé em times ocidentais num bom resultado internacional ainda reside no Caps. Porém, a equipe não vive sua melhor fase atualmente na Europa. Será que alguma organização do LCS ou LEC pode repetir o feito e trazer o MSI 2025? Não custa nada sonhar…


Continue depois da publicidade

Sérgio 'Correslol' Fiorini

Sérgio 'Correslol' Fiorini

Jornalista nos Esports desde 2022. Tropa da Edificação. Jornalismo que incomoda.

Matérias relacionadas

Parceiros
Apenas para maiores de 18 anos, aposte com responsabilidade.
Partidas
Resultados
Ultimas Notícias
LoL: Hoje faz 6 anos da maior conquista do ocidente - Mais Esports