Apesar de o League of Legends ter competições por todo o mundo, vários fãs ainda sonham com torneios cujos times serão representantes de países. Uma possível Copa do Mundo ainda está longe de acontecer, mas o streamer espanhol Ibai quase conseguiu realizar uma “Eurocopa” de LoL, competição que teria times representando seis países europeus.
A informação foi revelada pelo streamer e narrador Champi14, que ajudaria na organização. De acordo com ele, Ibai, um dos maiores e mais influentes streamers do mundo, entraria com toda a parte de estrutura e contatos, e ele (Champi14), ficaria responsável por falar com organizações e jogadores para que tudo acontecesse.
O torneio não teria nenhum caráter lucrativo e também não teria patrocinadores ou marcas envolvidas. Inicialmente a Riot chegou a aprovar a ideia, e alguns dos principais times da Europa (LEC e European Masters) haviam liberado os jogadores para participar. Nomes como Alphari, Hans’Sama, Caps, Inspired, Elyoya, Flakked , Upset, Kaiser e outros já estavam confirmados.
A competição iria acontecer no dia 16 de dezembro, mas três dias antes a Riot acabou voltou atrás e disse que o campeonato só poderia acontecer se não tivesse jogadores da LEC e European Masters.
Champi14 disse em stream que entende a posição da Riot e que ela é muito boa em ouvir a comunidade em iniciativas como essa, mas que competições paralelas que envolvem tantos jogadores e times (que possuem diferentes patrocinadores, contratos), são complicadas.
Ele ainda ressaltou que uma decisão tão grande precisa passar por diversos departamentos, por isso provavelmente a Riot aceitou, mas depois acabou voltando atrás na decisão após algum dos departamentos ter mostrado problemas que isso poderia causar.
Veja também: Cobertura completa da LEC 2022 com datas e horários dos jogos, times e formato do torneio