Por meio de um artigo, a Riot informou que vai alterar o sistema de receita das franquias do LoL para a LCK, LCS e a LEC. Segundo o texto, o novo modelo de negócios tem inspirações no VALORANT.
Novo sistema de receita das franquias da Riot
A Riot anunciou nesta última quinta-feira (15/03), o novo sistema de receita das franquias, e conforme a nota, os fãs podem esperar conteúdos dentro do jogo que vão auxiliar os times:
Hoje, nós apresentamos um novo modelo de negócios para os times profissionais da LEC, LCK, LCS que refletem a mudança de realidade dos esports. O novo modelo será próximo com o nosso já bem-sucedido modelo implementado no VCT (VALORANT) – um sistema com receitas mais esclarecidas para os times e com um impulsionamento de lucros com itens in-game, refletindo o suporte dos fãs do Esports pelo mundo
A new business model for the @LEC, @LCSOfficial and @LCK: pic.twitter.com/zBBuAxMFmY
— LoL Esports (@lolesports) March 14, 2024
Entendo como funcionará a nova distribuição de receita na Riot
Conforme o artigo da Riot, sob este novo sistema, as equipes LCK, LCS e LEC receberão uma remuneração fixa e uma participação na receita das vendas do LoL Esports. O novo sistema de participação na receita se chamará Global Revenue Pool (GRP), que consistirá em três categorias:
- Ações Gerais: 50% da distribuição pelo GRP, será transferido para os times do Tier 1
- Ações Competitivas: 35% da distribuição do GRP vai recompensar a performance competitiva, e este de tipo de recompensa será dividida em duas parcelas: a parcela que corresponde a atuação regional e outra correspondendo a atuação internacional.
- Ações dos Fãs: 15% do GRP vai ser redirecionado com base nas comunidades que os times criam e com a força que alimentam sua fanbase.
Segundo a Riot, o foco deste modelo é afastar o mecanismo de receitas das vendas de patrocínio como principal fonte de renda e se concentra em fortificar as vendas de conteúdo digital, o que criará ao longo prazo uma maior identificação com a comunidade.
Como funciona no Valorant?
No VALORANT todos os times do mundo, que fazem parte do Tier 1 do Esport, receberam cápsulas com skins das organizações. As cápsulas de equipe permitiram que os fãs apoiassem suas equipes favoritas por meio de compras no jogo, com 50% dos lucros de cada coleção de equipe compartilhados com as equipes ao longo da temporada de 2024.
E as outras ligas do mundo?
No texto, a Riot confessou que ainda procura encontrar uma forma de adaptar a LPL no sistema de negócios, mas não existe nenhuma informação adicional sobre a inclusão das outras regiões do Tier 1.