Logo do Mais Esports
Notícias
Campeonatos
Outros
Entrar
Feedback
Mais Esports

LoL: Treinador brasileiro, Joe processa 9z por salários atrasados

League of Legends

Treinador de League of Legends, o brasileiro Joe acusa a equipe argentina 9z de não ter pago quatro meses de salário além de não arcar com custos que deveriam ser de responsabilidade da organização. Depois de meses tentando acertar a questão, Joe acionou um advogado e na última sexta-feira (2) entrou com processo na Vara do Trabalho de São Paulo.

Ao Mais Esports, o treinador disse que a 9z mostrou interesse em contratá-lo em duas oportunidades: Em dezembro de 2019 e em janeiro de 2020. O brasileiro aceitou a segunda proposta e foi à Argentina para defender a equipe na primeira etapa deste ano na Liga Master Flow (LMF). A equipe ficou com o vice-campeonato após perder para a Nocturns Gaming por 3×1.

No país vizinho, Joe passou a fase regular da competição em uma casa junto de Godello, analista também brasileiro, e a 9z ficou responsável por pagar todos os custos. Nos playoffs, a dupla passou a morar na Gaming House da equipe, onde Joe diz que teve gastos não cobertos pela 9z – como ter emprestado dinheiro à cozinheira para ir ao mercado comprar ingredientes para preparar um doce ao elenco.

Desde o dia 25 de janeiro na Argentina, Joe deixou o país no início de maio, duas semanas após o fim da primeira etapa. No entanto, o contrato do treinador iria até o fim de 2020 e a volta repentina o surpreendeu.

Joe alega que recebeu somente um salário nesse período na Argentina, além de não ter recebido a porcentagem da premiação.“Eu conversei com um representante da competição, que alegou que já pagou a premiação à 9z. No entanto, a organização me disse que ainda não recebeu esse dinheiro”, declarou Joe.

O Mais Esports teve acesso ao contrato de Joe. Lá, a 9z assegura que Joe receberia um pouco mais 286 mil pesos argentinos, o que daria 3,7 mil dólares, divididos em seis meses. Porém, Joe recebeu somente 800 dólares – referentes ao primeiro salário. Já em agosto, a organização o pagou mais 1.300 dólares. No entanto, ainda restariam 2.700 dólares para quitar as dívidas do salário com o treinador, além da premiação do campeonato.

Advogado especialista em Esports, Hélio Brogna Coelho Zwicker é o responsável por defender Joe na justiça. Ao Mais Esports, o advogado comentou que era “esperada uma proposta razoável para o acordo caso a 9z tenha consciência de que deve ao jogador”. Entretanto, Hélio revelou que não haverá acordo e assim o caso prosseguirá na justiça.

Defesa da 9z

O Mais Esports entrou em contato com Kevin Aiello, Esports Manager da 9z. À reportagem, Kevin negou que a 9z já tenha recebido a premiação da primeira etapa da LMF e falou sobre os pagamentos atrasados, que ele alega terem sido pagos em setembro.

“Nós realizamos o primeiro pagamento, mas em março começou a quarentena e nós [9z] não conseguíamos tirar dinheiro do banco. Ao fim do primeiro split, dissemos ao Joe que não iríamos continuar com ele e realizaríamos o restante dos pagamentos quando ele estivesse no Brasil, já que não tinha como pagar aqui na Argentina”.

Kevin até citou nomes de brasileiros que trabalham na 9z e estão, segundo o manager, recebendo os salários normalmente: Temos o Bit, Zakk e Camy (de CS:GO) na equipe e eles estão sendo pagos. Não é fácil realizar o pagamento via paypal, mas estamos fazendo o nosso melhor”.

Sobre os custos que Joe teve do seu próprio bolso, Kevin explicou que pediu para o treinador manter a nota fiscal de tudo que gastasse, mas os comprovantes “nunca foram entregues e eu não sei a quantia exata já que ele nunca me disse”.

“Eu acho que houve um mês em que ele usou o dinheiro para comprar umas coisas para a casa, já que eu não podia sair de casa para ir ao mercado por conta de um bloqueio devido à quarentena. Como a gaming house fica no centro de Buenos Aires, eles podiam ir ao mercado porque era próximo”, continuou.

Kevin também comentou o caso da volta de Joe ao Brasil: “No momento que eu disse que não continuaríamos com ele, falei que havia um voô no dia seguinte mas estávamos vendo outras opções. No entanto, não tinham tantas opções e não queríamos que ele ficasse esperando o próximo vôo aparecer”, finalizou.

Victor Hugo Porto

por Victor Hugo Porto

Publicado em 02 de outubro de 2020 • Editado há 5 anos

Matérias Relacionadas
League of Legends
CBLOL 2026: Gryffinn deixa a LOUD rumo à LCS 2026
League of Legends

CBLOL 2026: Gryffinn deixa a LOUD rumo à LCS 2026

Gryffinn deixa a LOUD após um split e será o novo jungler da FlyQuest na LCS 2026.

Há 8 horas
League of Legends
CBLOL 2026: paiN vence a LOUD e garante a contratação de tinowns, diz site
League of Legends

CBLOL 2026: paiN vence a LOUD e garante a contratação de tinowns, diz site

Tinowns será o novo mid da paiN no CBLOL 2026 após pausa no competitivo e saída da LOUD.

Há 9 horas
League of Legends
Worlds 2025: Faker faz stream para escolher sua skin do mundial; veja o campeão que venceu a votação.
League of Legends

Worlds 2025: Faker faz stream para escolher sua skin do mundial; veja o campeão que venceu a votação.

Faker fez enquete ao vivo com os fãs para decidir qual campeão receberá sua skin da T1 no Worlds 2025.

Há 13 horas
League of Legends
Worlds 2025: “Não me sinto satisfeito”, diz Doran após título
League of Legends

Worlds 2025: “Não me sinto satisfeito”, diz Doran após título

Após conquistar o título do Worlds 2025 com a T!, o top laner Doran afirmou que ainda não se satisfez com o seu primeiro título mundial.

Há 1 dia
League of Legends
Worlds 2025: Pela primeira vez desde 2012, este campeão não foi selecionado no Mundial
League of Legends

Worlds 2025: Pela primeira vez desde 2012, este campeão não foi selecionado no Mundial

Pela primeira vez desde 2012, um dos campeões mais populares do LoL ficou de fora do Worlds 2025, sem receber utillizado durante o torneio.

Há 1 dia
League of Legends
Worlds 2025: Doran explica jogada “duvidosa” do jogo 5:  “foi só uma jogada ruim mesmo”
League of Legends

Worlds 2025: Doran explica jogada “duvidosa” do jogo 5: “foi só uma jogada ruim mesmo”

Doran comenta jogada no meio do mapa durante o jogo 5 da final do Worlds 2025 e reconhece que falhou na comunicação com o time.

Há 1 dia

























Próximas Partidas
Últimas partidas
Campeonatos Atuais