Uma jogadora de League of Legends acabou banida do jogo após se utilizar da estratégia que tem sido frequente na SoloQ ao redor do mundo e até apareceu em ligas profissionais: jogar no Top com smite.
Na publicação feita no Twitter, a jogadora postou um print onde conversava com uma pessoa do suporte da Riot Games e explicava o seu lado da situação. Ela alega que não trolou a partida, mas que se utilizou de tal estratégia e a partida “acabou sendo infeliz, porque ficamos para trás logo cedo e um Sion acabou nos destruindo.”
So instead of fixing the smite top strat and instead of having a @RiotSupport familiar with the currnt meta we are just banning people without warning for playing a strategy that is simply optimal? Are we serious? https://t.co/OVuuaR8A39 pic.twitter.com/eeyJbN2frl
— Duul’s Maths (@DuulMaths) February 12, 2022
O Rioter, por sua vez, diz que revisou a punição aplicada por seu colega à jogadora e viu que ela foi feita manualmente. Contudo, ele também alega que assistiu à partida em questão e que era clara a intenção da jogadora de ajudar o time adversário, “já que você saiu da top lane e ficou próximo do Dragão para não receber nem Experiência e nem Ouro para sua equipe.”
“Portanto, reverter a decisão não será possível neste caso”, conclui o rioter.
No post no Twitter, a jogadora rebateu mais uma vez a decisão, dizendo: “Então quer dizer que, ao invés de consertarem a estratégia de smite no top e ter um suporte que esteja ciente do meta, vocês vão simplesmente banir as pessoas?”
Ela ainda fez uma publicação no fórum de League of Legends no Reddit, onde explicou que é uma jogadora de Nami/Yuumi/Zilean top e estava de Maokai AP com smite na partida onde levou a punição. Ela declarou ainda que usa a estratégia de “roaming” desde a Season 10, e com ela, chegou a pegar Mestre e Diamante 1, nesta temporada.
“Dava para perceber, claramente, que o rioter que me baniu e que revisou a punição não está ciente desta estratégia, porque a ideia dela é justamente não ficar na top lane e andar pelo mapa ajudando outras lanes.”
Por fim, a jogadora lamentou ter sido banida por duas semanas e teme que essa suspensão “se torne permanente depois.”
A estratégia de se usar smite na top lane começou neste ano, com os jogadores escolhendo Janna e com o feitiço normalmente usado por caçadores. No CBLOL 2022, por exemplo, a LOUD usou a estratégia e venceu sua partida.
Veja também: Pentakill de Zeri coroa vitória da V5 em cima da RNG