Com o sucesso de décadas do Magic e o recente ‘boom’ de Pokémon, o mundo do TCG (Trading Card Game) se consolidou como uma febre recentemente e a Riot quer incluir a história do LoL nesse mundo, criando o Project K, o TCG de Runeterra.
Baralhos dos personagens de Runeterra para o mundo real, este é o Project K, o TCG do LoL
A Riot apresentou o seu novo projeto nesta quinta-feira, o TCG do LoL, o Project K e nos exibindo um jogo baseado na interação social e de maneira física, algo novo nos produtos da empresa.
Apesar da novidade, foi dito que o primeiro set de cartas terá algumas artes baseadas em Legends of Runeterra, o jogo online de cartas da própria Riot. Este é um detalhe que gerou desapontamento da comunidade, afinal os TCG’s são conhecidos pela arte.
Por falar nisso, a Riot garantiu que seu foco será em criar eventos e a venda global, visando quem sabe atingir sucesso o suficiente para criar um evento global como o Worlds. No trailer nos foi apresentado os baralhos do Viktor, Volibear e Yasuo, confira:
Meet Project K: the new League of Legends trading card game for everyone who loves League’s characters and settings, TCGs, collecting, and connecting with friends across the table. pic.twitter.com/ENtP885UqX
— Riot Games (@riotgames) December 6, 2024
Quando vão lançar o Project K?
Segundo o anúncio, o pré-lançamento vai acontecer durante o TFT Open de Macau, que ocorre no dia 13 de dezembro e vai ter lançamento prévio na China e será aberta uma loja de pré-venda do conteúdo em inglês no início de 2025.
Ao fim do vídeo também fica a sensação de que já está sendo trabalhado um novo tier que, aí sim, conterá artes únicas – um ponto que gerou bastante debate nas redes sociais sobre o novo TCG do LoL.
Comunidade dividida com o TCG do LoL
O mundo TCG tem uma comunidade muito forte, exatamente por ser dividida: há quem faz fortuna vendendo cartas valorizadas, há quem compra e coleciona e é claro que existem os competidores. Ver o mundo do LoL ganhando vida com isso gera fãs, veja alguns comentários:
> Eu falo que não quero mais jogar lol
> começo a investir dinheiro e produzir conteúdo de tcg
> riot anuncia um tcg de lol
— Dan (@Danielsmarconn) December 6, 2024
Vai ter TCG do lol, gostoso d+, vou me afundar em dívidas se me lembrar o LOR
— pedro (@pedroggd_) December 6, 2024
Riot sempre dá um jeito de levar todo meu dinheiro
— Marcos (@marcospcostaa) December 6, 2024
Quero
— Anderson Martins (@AndersonMD20) December 6, 2024
TAAAAAA POOOOOOOOHHAAAAA
os cara n cansa msm de ganha dinheiro tá maluco, comprarei tudo— ؘhugo (@pxrvertt) December 6, 2024
Enquanto isso, outros fãs mostraram sua profunda revolta, afinal o investimento em um TCG deixa subentendido a completa falta de investimento no Legends of Runeterra, o jogo de cartas online da Riot. A cópia de artes também tem gerado bastante críticas, confira:
Fiquei consideravelmente incomodado vendo as artes originais do LoR nesse projeto.
A Riot tem o direito de tentar uma nova abordagem de TCG, ainda mais sabendo que assim deve ser lucrativo, mas esse anúncio só me deu desprezo. https://t.co/Ibln5xopOs
— Lazyguga (@lazyguga) December 6, 2024
Gente, qual o ponto racional em torno da reclamação?
“A não usaram as artes do LoR”
E eu entendo o ponto emocional disso
TODO tcg que teve físico e digital sempre compartilharam artes, em raras exceções vc tem sei lá, 5% de artes exclusivas de um produto em relação a outro. https://t.co/Ew7xZ7inhX
— King ✊️ (@CanaldoKing_) December 6, 2024
Eles mataram lor num beco escuro e deixaram o corpo para apodrecer em praça pública
Fico meio dividido:
Não tenho nada contra recusarem arte (One PIECE começou assim)
Mas do que deu pra entender é um jogo beeem sem vida.
Vai ser experimentar :v
Só me vê todas as cópias do Ez aí https://t.co/UrOJd4ho8C— Cattu MTG Magic The Gathering (@CattuMtg) December 6, 2024
Os caras mataram um tcg bom, pra criar um jogo “pra outras audiencias”, e é apenas outro tcg, só que reciclando as artes do tcg q eles mesmos mataram, cada dia mais a riot só me dá nojo bicho. https://t.co/PLoeWls38Q
— Charutieru-san (@Chaltiergg) December 6, 2024
Para ser claro… eu amei, vou amar, vou querer e vou conseguir isso, mas será que realmente vão usar as artes existentes/reutilizadas de conteúdo antigo? Não precisa ter arte única? Isso é tipo… 90% do valor de um colecionável real (TCG) e quando podemos esperar uma revelação adequada das cartas? E o mais importante, teremos uma versão digital jogável? (oi, LoR)
to be clear…. i love it, will love it, want it, will get it…..
but will it really be using existing / reused art from old content? Doesn’t it need to have unique art? that’s like 90% the worth of an actual collectible~ tcg
when can we expect a proper cards reveal?
and most… pic.twitter.com/KX4cwvlCEI— Big Bad Bear (@BigBadBear_) December 6, 2024
Como dito em janeiro, Legends of Runeterra foi o jogo mais afetado da Riot em 2024
No anúncio da primeira demissão em massa da Riot, em janeiro de 2024, o Legends of Runeterra foi o jogo mais afetado da empresa, tendo sua equipe consideravelmente reduzida. Relembre o que disse Marc Merrill, Co-CEO da empresa, na época:
Sabemos que há uma comunidade apaixonada que adora este jogo – nós também. Apesar das conquistas críticas e do papel que desempenhou na construção do mundo de Runeterra, LoR enfrentou desafios financeiros desde o lançamento, custando significativamente mais para desenvolver e apoiar do que gera.
Um dos funcionários principais do LoR era Dave Guskin, um dos apresentadores do trailer e diretor de jogos dentro da Riot e bom, como pode ser visto, a empresa tirou ele do card game online para focar no TCG.
- Veja Mais: Riot faz segunda demissão em massa em 2024