LoL: Magic de Runeterra? Conheça o Project K, o TCG do LoL

LoL: Magic de Runeterra? Conheça o Project K, o TCG do LoL

Com o sucesso de décadas do Magic e o recente ‘boom’ de Pokémon, o mundo do TCG (Trading Card Game) se consolidou como uma febre recentemente e a Riot quer incluir a história do LoL nesse mundo, criando o Project K, o TCG de Runeterra.

Baralhos dos personagens de Runeterra para o mundo real, este é o Project K, o TCG do LoL

A Riot apresentou o seu novo projeto nesta quinta-feira, o TCG do LoL, o Project K e nos exibindo um jogo baseado na interação social e de maneira física, algo novo nos produtos da empresa.

Apesar da novidade, foi dito que o primeiro set de cartas terá algumas artes baseadas em Legends of Runeterra, o jogo online de cartas da própria Riot. Este é um detalhe que gerou desapontamento da comunidade, afinal os TCG’s são conhecidos pela arte.

Por falar nisso, a Riot garantiu que seu foco será em criar eventos e a venda global, visando quem sabe atingir sucesso o suficiente para criar um evento global como o Worlds. No trailer nos foi apresentado os baralhos do Viktor, Volibear e Yasuo, confira:

Quando vão lançar o Project K?

Segundo o anúncio, o pré-lançamento vai acontecer durante o TFT Open de Macau, que ocorre no dia 13 de dezembro e vai ter lançamento prévio na China e será aberta uma loja de pré-venda do conteúdo em inglês no início de 2025.

Ao fim do vídeo também fica a sensação de que já está sendo trabalhado um novo tier que, aí sim, conterá artes únicas – um ponto que gerou bastante debate nas redes sociais sobre o novo TCG do LoL.


Continue depois da publicidade

Foto: Reprodução/Riot Games

Comunidade dividida com o TCG do LoL

O mundo TCG tem uma comunidade muito forte, exatamente por ser dividida: há quem faz fortuna vendendo cartas valorizadas, há quem compra e coleciona e é claro que existem os competidores. Ver o mundo do LoL ganhando vida com isso gera fãs, veja alguns comentários:

Enquanto isso, outros fãs mostraram sua profunda revolta, afinal o investimento em um TCG deixa subentendido a completa falta de investimento no Legends of Runeterra, o jogo de cartas online da Riot. A cópia de artes também tem gerado bastante críticas, confira:

Para ser claro… eu amei, vou amar, vou querer e vou conseguir isso, mas será que realmente vão usar as artes existentes/reutilizadas de conteúdo antigo? Não precisa ter arte única? Isso é tipo… 90% do valor de um colecionável real (TCG) e quando podemos esperar uma revelação adequada das cartas? E o mais importante, teremos uma versão digital jogável? (oi, LoR)

Como dito em janeiro, Legends of Runeterra foi o jogo mais afetado da Riot em 2024

No anúncio da primeira demissão em massa da Riot, em janeiro de 2024, o Legends of Runeterra foi o jogo mais afetado da empresa, tendo sua equipe consideravelmente reduzida. Relembre o que disse Marc Merrill, Co-CEO da empresa, na época:

Sabemos que há uma comunidade apaixonada que adora este jogo – nós também. Apesar das conquistas críticas e do papel que desempenhou na construção do mundo de Runeterra, LoR enfrentou desafios financeiros desde o lançamento, custando significativamente mais para desenvolver e apoiar do que gera.

Um dos funcionários principais do LoR era Dave Guskin, um dos apresentadores do trailer e diretor de jogos dentro da Riot e bom, como pode ser visto, a empresa tirou ele do card game online para focar no TCG.


Continue depois da publicidade