O patch 12.17 é o último antes da grande atualização focada no Worlds 2022, o mundial de LoL. Nele a Riot já está preparando o terreno para o campeonato, por isso algumas prioridades em cada posição começam a mudar. Em parceria com a IZZI, o Mais Esports preparou uma lista com alguns dos melhores campeões em cada rota para você carregar e subir de elo na soloQ.
Mas o que é a IZZI? Bem, a IZZI é uma plataforma que busca te ajudar a evoluir no LoL, e a melhor parte é que ela oferece vários conteúdos e ferramentas gratuitas! Tem ranking valendo RP, dicas de builds e runas para os campeões e até mesmo uma análise semanal da sua conta na soloQ.
Melhores campeões para subir de elo no patch 12.17 de LoL
Para cada rota selecionamos entre três e quatro campeões para subir de elo no patch 12.16. No entanto, não significa que apenas eles vão funcionar, os picks citados aqui são apenas sugestões dos professores da IZZI que com certeza estão fortes nos patches atuais.
Clique em uma das rotas para ser direcionado aos textos dos campeões.
- Top – Maokai, Mordekaiser, Olaf e Aatrox;
- Jungle – Kayn, Udyr, Nocturne e Hecarim;
- Mid – Zilean, Swain, VEx e Zed;
- ADC – Miss Fortune, Nilah, Seraphine e Tristana;
- Support – Amumu, Maokai, Zyra e Rell;
Top Lane
Maokai
Após o “mini-rework”, o campeão se tornou um powerpick para a rota do TOP, sendo um tanque bem consistente. Ele traz uma lane forte, com o Q – Esmagamento Espinhoso dando mais dano e E – Atirar Mudas com custo de mana reduzido. As matchups estão mais tranquilas, exceto Mordekaiser e Darius. O Maokai também é devastador em teamfights, por isso recomendamos uma atenção especial nele.
Mordekaiser
Com constantes nerfs nos outros tanques do TOP, Mordekaiser vem aumentando sua taxa de vitória atualização após atualização. Ele é um pick consistente e seguro para se jogar contra campeões lutadores, mas brilha mesmo contra alguns tanques que estão no meta do top, pois consegue ter uma lane bastante forte contra eles.
Menções honrosas:
- Olaf e Aatrox: Sem grandes mudanças no TOP, continuam sendo campeões excelentes para abusar da mecânica e ganhar a Fase de Rotas e carregar as partidas. A versatilidade de itemização para ambos também é um ponto positivo de ambos, que se adaptam fácilmente a diferentes situações.
Jungle
Kayn
Se em outras atualizações os Caçadores sofreram nerfs, na 12.17 não foi diferente. No entanto, Kayn continua intacto e performando bem em relação à taxa de vitória. Um dos principais motivos disso é a rápida limpeza da selva, junto claro à sua versatilidade de itemização, que o permite se adaptar de acordo com a composição adversária.
Udyr
Mesmo sendo um campeão mecanicamente simples, Udyr passou pela curva de aprendizado que todos os campeões do jogo passam. Após o seu rework, ele vem se provando um campeão forte e que merece atenção na jungle atualmente, com taxas de vitória altíssimas na maioria dos elos. O ponto positivo é que sua mecânica não teve mudanças drásticas, então quem já jogava com o Udyr, continuará aproveitando a sua força.
Menções honrosas:
- Nocturne: O Nocturne recebeu um buff, a primeira vista insignificante, mas que impactou na sua taxa de vitória. Ele também tem um forte gank pós-level 6 e de fácil execução;
- Hecarim: O “mini-rework” do Hecarim trouxe mudanças, já que ele escala melhor com Dano Físico, além do seu W novo que supre a falta de resistentes da itemização inicial.
Mid
Zilean
Os nerfs na Ahri e no Sylas fizeram o Zilean ganhar ainda mais prioridade, inclusive sendo powerpick na final da LCS nas mãos do Jensen e ganhando os jogos onde ele apareceu. Ele é competente como campeão de escalonamento e tem lentidão point and click, o que é excelente em um meta dominado pelo Fantasma. Nem precisamos citar o impacto que sua ult causa em qualquer luta que parece perdida, né?
Swain
Indicamos o Swain no patch 12.15, no patch 12.16 e ele segue sendo uma ótima escolha no patch 12.17! Em um meta recheado de campeões corpo a corpo, ele ainda é um powerpick para o Mid. Com versatilidade em estilos de jogo entre escalar e impactar cedo, o mestre dos corvos também se beneficiou do nerf no Sylas, que era o seu principal counter pick.
Menções honrosas:
- Vex: Sem mudanças, continua um dos powerpicks da MID LANE, principalmente com o possível aumento de assassinos, impactados pelo nerf da Zhonyas;
- Zed: Com nerf do Cronômetro e Zhonyas, torna o campeão ainda mais relevante como opção de assassino.
ADC
Miss Fortune
O trono dos Atiradores, tem uma nova Rainha e é a Miss Fortune! Mesmo após o nerf emergencial no meio do 12.17, ela continua sendo a melhor campeã para a bot lane. Detalhe que, após o buff, a Atiradora voltou a usar Pressionar o Ataque e itemizar crítico com Mata-Craquéns.
Nilah
Após a curva de aprendizado dos jogadores, aliado ao meta com vários campeões corpo a corpo, a campeã começa a aparecer com frequência, se provando uma excelente atiradora para subir de elo na soloQ. Sua passiva que dá bônus de experiência a torna muito forte no quesito escalonamento, e em jogos longos ela se torna letal nas lutas.
Menções honrosas:
- Seraphine: Continua sendo uma maga consistente no bot, extremamente segura. Ideal até para jogadores que tenham caído no bot pelo preenchimento automático;
- Tristana: O buff no 12.17 trouxe a Yordle novamente para os radares. Com o esteroide de Velocidade de Ataque, melhorou o dano contínuo nas partidas.
Suporte
Amumu
Sem grandes mudanças, o Amumu continua sendo uma das melhores escolhas para suporte, e é até por isso que está no topo da nossa lista desde o patch 12.15. A proteção Imutável continua forte, o que o mantém em tal posição, aliado aos múltiplos controles de grupo graças às duas ativações do Q – Lançar Bandagens, além de sua ultimate.
Maokai
Citamos ele como indicação de top lane, mas também vale para suporte! Apesar de o objetivo da Riot ser tirá-lo dessa rota, o mini-rework ainda o mantém viável na posição.
Ele traz uma pressão de abates altíssima pelos seus múltiplos controles de grupo, além da força em controlar visão com as mudas servindo de Sentinelas. É excelente com Atiradores mais fortes no começo do jogo e um counter para Atiradores de baixo alcance.
Menções honrosas:
- Rell: Com buff atrás de buff, olho na Rell. Ela é um suporte de múltiplos controles de grupo para teamfights e também abusa da Proteção Imutável;
- Zyra: Suporte faz um grande bullyng durante a Fase de Rotas, pelo alcance de suas plantas, além da pressão de abates pós 6.
Suba de elo muito mais rápido com a IZZI
Além de um vasto conteúdo gratuito, a IZZI ainda possui planos pagos para a sua evolução no League of Legends. São disponibilizadas mais de 100 aulas exclusivas, gravadas por alguns dos maiores nomes do cenário brasileiro. Você ainda ganha uma sessão de coaching individual por semana com um coach Grão Mestre.
Se você não subir pelo menos quatro divisões em até seis meses, a IZZI devolve o seu dinheiro! Saiba mais sobre os planos disponíveis.