Bwipo passou por muitos momentos em que se sentiu sozinho enquanto estava na Fnatic. Não porque ele estava de fato sozinho, afinal, ele tinha seu time. Mas o jogador, hoje na Team Liquid, contou em entrevista ao 2v1 Podcast como jogar na Europa pode trazer um sentimento de isolamento aos players de LoL.
Durante o bate-papo, ele explicou as principais diferenças entre jogar nos dois continentes e como faz bem estar perto de mais pessoas da mesma organização, como é o caso da Liquid.
Isolamento na Fnatic
Bwipo começou contando sobre o sentimento de solidão na Europa, principalmente devido ao fato do escritório da Fnatic ser em Londres, e como isso acrescenta ainda mais pressão aos times.
Na verdade, andei pensando nisso ultimamente já que tive muito tempo livre já que não me classifiquei para o Mundial. Eu pensava comigo mesmo ‘Por quê? Por que na Europa eu tinha tanto sucesso? Ia para o Mundial todo ano e era candidato a passar da Fase de Grupos e agora eu nem me classifiquei. Claro, foi só um jogo, mas mesmo assim. E na verdade, a questão principal que eu percebi é que na Europa, ao mesmo na Fnatic, o escritório fica em Londres, então é bastante isolado. A pressão é muito maior quando você não escuta nada. É tipo: quando você chega em casa com notas ruins e não sabe o que seus pais acham disso. Normalmente, é muito pior, aquela espera antes de ouvir o que eles têm a dizer é bem pior do que quando você de fato mostra pra eles. ‘Ah descupe mãe e pai, eu fui mal’ não é tão ruim. Eles te perdoam, falam que a próxima será melhor. Mas imagine que, permanentemente, você não escuta nada. É silêncio o tempo todo. Era assim na Fnatic, eu não tinha o meu CEO reagindo depois do jogo, eu não tinha ninguém, só o meu time. Sim, é claro que o time fica junto ‘está tudo bem gente, jogamos mal, mas precisamos nos esforçar mais para sermos melhores’.
Stress acumulado
A consequência do isolamento, Bwipo explica, é que há muito acúmulo de stress. Por isso, vencer acaba sendo a única forma de garantir que tanto o jogador quanto o time vão se sentir bem.
Não há uma fonte externa para aliviar o stress, o único jeito de fazer isso na Europa é vencer. Basicamente, você precisa ter resultados para fazer você e o time se sentirem melhor porque obviamente, como jogador, o que você faz quando perde? Você fica bravo, chateado, mas é claro, você coloca sua vida e paixão nisso, você quer vencer. Você não vai fazer de um jeito tóxico, xingando e culpando seu time, mas às vezes até isso é necessário para aliviar a pressão, mas também são cobranças maiores, essa é a principal diferença entre a Europa e a América do Norte, ao menos na minha experiência.
Team Liquid = grande família
Já na Liquid, Bwipo explica que o sentimento é bem diferente, já que o time de LoL é rodeado de gente o tempo inteiro e, portanto, recebem apoio mesmo quando não atuam bem.
Na Team Liquid você está no prédio, tem uma centena de pessoas trabalhando lá, tem muita gente lá e eles estão fazendo todo tipo de trabalho, como social media, criação de conteúdo, etc. Você passa por eles e eles falam ‘não se preocupe, você deu seu melhor’ e você pensa ‘isso é bom de ouvir’, mas ao mesmo tempo, isso alivia o stress. As pessoas falam que stress faz mal, a questão do stress no LoL é que ele te faz jogar mais, se esforçar mais, você se dedica mais porque sente a pressão desse stress. ‘Eu tenho que vencer, não posso ficar perdendo’. Talvez seja diferente em outros times e não estou dizendo que isso é algo totalmente ruim, mas pra compensar o quanto você pode estar confortavel, em relação a como eu me sentia na Fnatic. Não estou dizendo que eu não estava confortável na Fnatic, era o que eu disse, se a gente perdia, era muito duro. Enquanto na NA não é o caso, a gente perdia e era ‘ah, acontece’. Na Europa é ‘isolamento, você está sozinho, se não tiver bons resultados você se sente mal. Se você vence, se sente ótimo’. É bem isolado.
Além de falar da Europa e da América do Norte, na mesma entrevista o jogador ainda explicou sua origem brasileira. Você pode assistir ao episódio completo com Bwipo logo abaixo.
Veja também: Times da LCO disputarão playoffs da PCS por vagas no MSI e Worlds